Google Takeout permite baixar quase todos os seus dados dos servidores do gigante

Google Takeout permite baixar quase todos os seus dados dos servidores do gigante

Os anúncios recentes do Google acabaram ofuscando novidades menores, onde toda a atenção ficou voltada para a rede social Google+. Há dois novos serviços, um legalzinho mas não tão útil, e um perfeito para quem quer uma cópia dos seus dados que estão nos serviços do gigante.

O primeiro pode ser interessante num primeiro momento, mas não parece que fará tanto sucesso a longo prazo: What do you love?

No site http://www.wdyl.com/ você entra com um termo e ele exibe informações relevantes vindas de vários serviços do Google, algo como uma busca universal:

What do you love?

Entre os resultados estão dados sobre a popularidade do termo nas buscas (pelo Google Trends), modelos do SketchUp, fotos do Picasa, livros, vídeos do YouTube, pesquisa de blogs, notícias, mapas, enfim: um resumão com algumas poucas entradas de resultado para cada serviço.

O segundo serviço recém lançado é bem mais útil: o Takeout permite baixar quase todas as suas informações que estiverem nos serviços do Google. Por enquanto bem poucos serviços são suportados, é de se imaginar que mais sites serão integrados no futuro.

Ele é perfeito para quem quer sair dos serviços do Google, assim como apenas pegar uma cópia de tudo o que é seu, ou ainda para enviar os dados para outros sites. Talvez o Facebook aproveite o recurso para um dia importar os dados dos usuários 😛

É possível escolher apenas os serviços desejados. Uma das grandes utilidades pode ser baixar todos os álbuns do Picasa, por exemplo – é comum que ao longo dos anos todas as fotos carregadas já não estejam mais nos nossos computadores.

Ele pode ser acessado em: https://www.google.com/takeout/

Enquanto os outros serviços não são suportados pela ferramenta de exportação, há algumas dicas no Data Liberation Front para pegar seus dados em cada um.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X