AMD, VIA e Nvidia deixam o grupo de benchmarks BAPCo

AMD, VIA e Nvidia deixam o grupo de benchmarks BAPCo

A AMD anunciou oficialmente seu desligamento do BAPCo, um consórcio sem fins lucrativos que desenvolve e distribui um programa de benchmarking chamado SYSmark, se recusando a endossar a última versão da suíte, afirmando que seus resultados não são representativos com relação à computação de uso diário. Além disso, a empresa acredita que há um viés em favor da Intel.

A suíte usa um número grande de testes baseados em aplicativos para recriar padrões de uso nas áreas de produtividade em escritório, análise de dados e financeira, gerenciamento do sistema, criação de mídia, modelagem 3D e desenvolvimento Web; dentre as aplicações utilizadas estão Microsoft Office, Adobe Creative Suite, Adobe Acrobat, WinZip, Autodesk AutoCAD, 3ds Max, dentre outros. Mas a AMD alega que a BAPCo não está tirando proveito da GPU para tarefas de uso geral, apesar de muitos aplicativos suportarem este recurso.

Mais interessante ainda é que não somente a AMD pulou para fora do barco: Nvidia e VIA também decidiram sair. Ecoando o sentimento da AMD, a VIA afirmou que desejaria um processo mais aberto e transparente para o desenvolvimento de benchmarks justos e objetivos, que possam medir com maior precisão o desempenho do mundo real; já a Nvidia não quis comentar sobre suas razões.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a AMD tem problemas com a BAPCo; em 2002, ela acusou o consórcio de remover os aplicativos que mostravam vantagem dela sobre a Intel. Outras gigantes que fazem parte do consórcio incluem Microsoft, Dell, Hewlett-Packard, Lenovo, Samsung, Sony, Toshiba e Intel.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X