AMD Power Cap: Opterons baseados no Bulldozer terão TDP ajustável

A AMD perdeu uma boa quantidade de espaço no mercado de servidores nos últimos tempos, mas está preparando o retorno com novos processadores Bulldozer de 32 nm – com alguns truques na manga para atrair as empresas. A AMD anunciou em seu blog que os novos Bulldozer, na forma de Opterons, permitirão aos usuários ajustarem manualmente os TDPs, em incrementos de 1 watt.

John Fruehe, da AMD, explica para o eWeek que os usuários poderão reduzir os TDPs (e não elevá-lo), e “ajustar a frequência dos núcleos conforme necessário para obter o máximo de desempenho permitido sob tal definição de TDP”. Ainda não é certo o quanto de granulosidade estará disponível, mas John alega que a CPU poderá eventualmente chegar à sua frequência máxima mesmo com o TDP limitado, desde que a carga de trabalho que esteja sendo executada não pressione o consumo de energia para acima de tal limite.

Fruehe ainda explica no blog que “com AMD Power Cap Manager, você pode limitar os P-states do processador e cortar o consumo de energia, embora isso limite a capacidade do processador em obter uma frequência superior (que é também o local mais sedento de energia na curva, como você pode imaginar…). Essencialmente por “bloquear” o P-state superior, nunca o processador entrará nesse P-state, mesmo sob utilização pesada, ajudando a reduzir o total de energia para o processador.”

E ainda completa: “com o novo TDP Power Cap para os processadores AMD Opteron baseados no novo núcleo “Bulldozer”, os clientes serão capazes de definir limites de potência TDP em incrementos de 1 watt. Isto significa que em vez de ter de escolher entre diferentes TDPs para processadores, você pode de fato comprar qualquer faixa de potência e, em seguida modular para baixo.”

Talvez o Power Cap funcione em conjunto com a nova implementação Turbo Core da AMD, que também aparecerá nessa primeira leva de chips Bulldozer. E não, o recurso não será destinado aos desktops – pelo menos por enquanto.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X