Ubuntu troca GDM por LightDM, tornando o login mais interessante e leve

Ubuntu troca GDM por LightDM, tornando o login mais interessante e leve

As telas de login são frequentemente um aspecto ignorado em um sistema operacional, justamente pelo fato de passarmos apenas alguns segundos por ela. Entretanto, são de extrema importância não apenas pela segurança que oferecem, mas também pelo tempo que levam para serem carregadas, e consequentemente, o tempo adicionado ao boot da máquina.

GDM no Ubuntu

Agora ‘antigo’ gerenciador GDM do Ubuntu

Além de abrir mão do GNOME como shell padrão, a Canonical decidiu durante o Ubuntu Developer Summit alterar seu gerenciador de login que usará no Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot), aderindo à uma ideia que a equipe do Xubuntu aplicaria (embora tenha sido adiado) ainda na versão 11.04: trocar o Gnome Display Manager (GDM) pelo jovem Light Display Manager (LightDM).

E essa é uma mudança significante por dois motivos:

Primeiro, pelo tamanho e peso. Como o nome LightDM sugerem ele é muito mais leve que o GDM; enquanto o GDM consiste em 54 mil linhas de código, o LightDM, pelo menos por enquanto, usa apenas 5 mil para fazer o mesmo trabalho. O fato do LightDM ser leve deverá reduzir significantemente o tempo de inicialização.

Segundo pelo fato da customização. O LightDM, por usar o WebKit, possui uma ampla gama de diversas e fáceis opções, permitindo ajustes personalizados que variam desde visual até as reações à entrada. Isso é demonstrado através dos mock-ups criados por Andrew, no blog whyareyoureadingthisurl.

Mockup do LightDM

Mockup do LightDM

Andrew colocou ainda alguns vídeos mostrando as ‘brincadeiras’ possíveis de se fazer com o LightDM. Enquanto a equipe do Ubuntu ainda não resolveu, obviamente, o tema padrão do gerenciador, é interessante o fato dele conter uma grande variedade de recursos, e que colaremos a mão neles a partir da versão 11.10.

Vale lembrar que o LightDM tem como um dos objetivos ser “altamente personalizável”, então a Caninical poderá lançar o 11.10 com um pacotão de temas favoritos da comunidade. Interessante notar que o gerenciador já nasce moderno: já possui suporte à interface 3D.

O LightDM está nos repositórios do Ubuntu 11.04, entretanto, sem personalização alguma; use por sua conta e risco. Será mais interessante esperar a equipe da Canonical trabalhar sobre ele, para depois vermos como ficou.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X