Alternativa: no mundo bipolar de GNOME 3 e KDE 4, é lançado o Linux Mint XFCE 201104

Alternativa: no mundo bipolar de GNOME 3 e KDE 4, é lançado o Linux Mint XFCE 201104

Não gosta da mudança de paradigma do GNOME 3? Não quer migrar para o KDE 4.X? Não tem uma placa 3D para acompanhar o GNOME 3 e o Unity? Existe uma opção esquecida… o XFCE! O XFCE, em sua versão 4.6, e principalmente a 4.8, está bem maduro, e encontra-se em um estado de ótima usabilidade e bom desenvolvimento, mantendo a organização clássica abandonada pelo GNOME 3; ou seja, você pode continuar em meio aos seus aplicativos GTK.

Possui ótimo visual, grande facilidade na personalização, um ótimo painel de configurações, e não é tão “seco” em opções quanto o GNOME. Além disso, possui um bom conjunto de ferramentas e aplicativos próprios, sendo todos que usei até agora estáveis e eficientes, como o Thunar. Vejam uma tela do Xubuntu, que instalei anteontem na minha máquina (removi o GNOME e instalei o XFCE):

Xubuntu 10.10

O visual do Xubuntu “imita” o padrão do GNOME, mas o XFCE pode ser persoanlziado de várias formas

E em meio a este mundo “bipolar”, dentre usuários que estão chorando porque “serão obrigados a migrarem para o KDE” ou “serão obrigados a mudar seus conceitos com o GNOME 3”, a equipe do Linux Mint lançou o novo Mint XFCE (201104), também baseado nos repositórios Debian Testing, como a edição LMDE.

Linux Mint XFCE

Essa versão traz muitas vantagens em termos de performance, além do fato de ser rolling-release (os usuários podem manter o sistema atualizado sem ter que esperar por novas versões), uma seleção de aplicativos e um ambiente prontos para serem utilizados como principais no dia-a-dia. Além do ganho em desempenho, houve ainda uma grande diminuição no consumo de RAM com relação à versão Mint 9 XFCE anterior, de 15% a 30%.

Um quadro comparativo seria:

  • Mint Xfce: 114 MB RAM (Mint 9 Xfce: 153 MB RAM)
  • Mint Xfce + Writer + Calc + Firefox: 177 MB RAM (Mint 9 Xfce + Writer + Calc + Firefox: 212 MB RAM)
  • Mint Xfce + Writer + Calc + Firefox + Thunderbird + VLC + Rhythmbox: 220 MB RAM (Mint 9 Xfce + Writer + Calc + Firefox + Thunderbird + Gnome MPlayer + Exaile: 256 MB RAM)

O anúncio oficial diz que, com o KDE 4 e o GNOME 3 trazendo mudanças drásticas em seus ambientes, e com o Fluxbox e LXDE se destacando no cenário dos ambientes leves, o XFCE representa uma ótima alternativa para usuários de desktops que estão desejando uma solução cheia de recursos e ao mesmo tempo mais leve. A relevância da edição XFCE do Mint está maior nesta versão, pois agora há uma seleção mais ‘mainstream’ de aplicativos, e há suporte para 32 e 64 bits. Vale lembrar que esta versão do Mint ainda traz suporte ao XFCE 4.6, sendo que a versão mais nova do “rato” é a 4.8.

Foi adicionado nesta versão o mintMenu, como uma opção de menu alternativo, valendo ressaltar que ele usa 30 MB adicionais de RAM. Ele pode ser adicionado facilmente, clicando com o botão direito do mouse no painel e indo em “Adicionar novos itens” > “XfApplet” > “mintMenu”.

mintMenu

O time de desenvolvimento do Mint afirma que estão se esforçando para manter as edições em dia, já que antigamente a atenção era mais voltada à edição principal do Mint, e enquanto isso, edições como a XFCE ficavam para trás no ciclo de desenvolvimento. Mas com a mudança para o sistema rolling-release tudo muda, tanto para o projeto quanto para os usuários.

Mirrors para download e torrents: 32 bits | 64 bits

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X