Google +1: botão ‘Like’ nos resultados das buscas, anúncios, sites e mais

Google +1: botão ‘Like’ nos resultados das buscas, anúncios, sites e mais

A busca social no Google vem dando as caras cada vez mais. Independente de resultados do Orkut, os bancos de dados do Google têm informações relevantes sobre inúmeras pessoas, incluindo suas amizades e contatos virtuais – a “rede social” dele é formada por vários dos seus produtos interligados. Esses dados vêm sendo aplicados na tradicional busca de sites.

Se algum contato seu der RT em um link no Twitter, e mais pra frente você pesquisar sobre alguma coisa que leve para aquele link no Google, o buscador poderá lhe informar que aquele seu “amigo” uma vez republicou aquilo. Isso torna a busca mais social, embora a ordem dos resultados de pesquisa não seja alterada, necessariamente, por causa dessas mudanças. Há uma tendência de você clicar naquele link porque um conhecido seu, alguém que você segue ou tem adicionado no Talk, por exemplo, um dia recomendou aquilo.

Dado como uma expansão disso, agora o Google lançou o botão “+1”. Ele serve para dar um “up” não na posição do resultado, mas para indicar que aquilo é muito legal, que vale a pena, que pode ser o que você estava procurando. Caso seus contatos tenham clicado no +1, quando você ver esses resultados eles estarão marcados também.

Plus One

O vídeo abaixo mostra bem o conceito:

Para que o “+1” possa funcionar, você precisa estar logado e ter um Google Profile. Nas configurações do Profile você pode ver todos os locais em que deu “+1” além de alterar outras configurações do serviço – como a exibição pública das página que gostou ou “curtiu”. Para ter uma idéia de onde o Google tira tanta informação de você, veja a seção “Social Circle and Content” no Dashboard.

Esse “+1” aparecerá também em anúncios e em outros locais do Google, além de eventualmente alguns sites de terceiros. Para quem anuncia no AdWords a novidade talvez não seja tão bem vista, já que se seu concorrente tiver o “+1”, é provável que os amigos de quem deu aquele “+1” também cliquem no anúncio. Há mais detalhes no blog do AdWords, já que de alguma forma o “+1” tende a ser bom para os usuários.

Uma coisa interessante dita no blog do AdWords é que o +1 não irá alterar o índice de qualidade do anúncio, embora irão alterar o ranqueamento dos sites nas buscas orgânicas. Quanto a alterar ou não o índice de qualidade, é uma afirmação um tanto quanto duvidosa, pois se tem o +1, pode influenciar os usuários a clicarem; se clicarem, podem melhorar a qualidade do anúncio, automaticamente prejudicando os anunciantes que não tenham o +1. Bom, muita coisa vai rolar ainda.

Infelizmente essas novidades só estão sendo colocadas no Google.com em inglês, podendo demorar para chegar nos outros – como o próprio Instant, entre outras melhorias atrasadas. Se quiser testar pode entrar no https://www.google.com/ncr, que destiva o redirecionamento por país – em contrapartida, pode prejudicar a exibição de resultados no seu idioma e informações locais.

Ah, qualquer semelhança como botão ‘Like’ do Facebook não é mera coincidência 😛 Afinal o botão +1 poderá ser usado também em sites de terceiros. Ainda não está aberto a todos, mas donos de sites e blogs podem deixar o email para serem notificados assim que o +1 for liberado para cada caso. Há mais detalhes no blog do Google para webmasters, e para os usuários, em https://www.google.com/+1/button/.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X