Comunidades do Orkut serão indexadas no buscador do Google

As comunidades do Orkut são grandes atrativos da rede social desde o seu início, em 2004 (é, faz tempo!). Lá qualquer pessoa pode criar um fórum de discussão sobre qualquer coisa, gerando um sistema de ajuda mútua e troca de idéias impressionante (não é qualquer um que mantém um fórum num site com phpBB ou outro gerenciador, mas uma comunidade é realmente muito fácil). Como consequência há muita informação por lá, de todas as áreas. Só que tudo isso ficava fechado ao mundo: as páginas do Orkut são protegidas por login, o conteúdo das comunidades não podia ser encontrado de outra forma estando fora do Orkut.

Em breve todas as comunidades abertas serão incluídas no índice do buscador do Google. Isso quer dizer que mais gente poderá encontrar conteúdos úteis e relevantes ao seu nicho ou atividade simplesmente fazendo uma busca no Google. Muitas vezes são temas que não existem em outros sites, só estão por lá.

Várias pessoas podem criticar dizendo que o Orkut é muito ruim e não sentem falta nenhuma desde que saíram da rede, ou até mesmo dizer que isso não será relevante para o buscador. Que seja. Quem participa ativamente de comunidades bem gerenciadas tem uma outra visão do sistema. Existem muitas comunidades locais com informações relevantes para alguns grupos. Comunidades sobre bairros ou atividades específicas de uma região, como transporte público, por exemplo – área com a qual me identifico. Elas possuem conteúdo vivo todo dia, sobre coisas que algumas pessoas querem mas não encontram nos outros sites. Com o Orkut nas buscas do Google a coisa muda, ficará bem mais fácil localizar tais conteúdos.

Os donos de comunidades podem desativar a opção, afinal existem comunidades privadas. Para quem tem comunidades abertas e gostou da novidade, que poderá inclusive ajudar trazendo novos membros, vale a pena dar uma revisada na descrição das mesmas, que nem sempre está bem definida.

Com o crescimento de outras redes sociais, como o Facebook (que vem dando as caras cada vez mais no Brasil), o Google precisa se preocupar se quiser manter o Orkut relevante por aqui e quem sabe no restante do mundo – afinal essa famosa rede social tem mais usuários no Brasil e na Índia, mas não é referenciada com tanto vigor nos outros países. É uma pena ver que grandes mudanças só acontecem quando a concorrência aumenta, mas já é alguma coisa.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X