Debian 6 Squeeze: nada bom

Debian 6 Squeeze: nada bom

O OSnews publicou um artigo bastante crítico em relação ao Debian Squeeze, criticando as limitações do instalador e concluindo que apesar de toda a sua importância e o fato de ter dado origem à maior parte das distribuições conhecidas (muitas delas ainda baseando-se nos pacotes do Debian), o Squeeze se tornou um sistema inadequado aos desktops contemporâneos e especialmente aos notebooks.

O sistema não inclui firmwares para a maior parte das placas wireless do mercado (é necessário instalá-los a partir do repositório non-free), mas naturalmente não é possível fazer isso sem ter a conexão funcionando, o que gera um problema do ovo e da galinha. Para muitos, a única forma de instalar é baixar o firmware manualmente usando outro PC e carregá-lo durante a instalação a partir de um pendrive. Em um mundo em que os instaladores fazem apenas meia dúzia de perguntas, ou nem isso, o instalador do Debian parece bastante arcaico e crítico, e a falta de ferramentas e a necessidade de configurar muitos aspectos do sistema manualmente após a instalação também não são exatamente um aspecto amigável do sistema.

Como um usuário de longa data do Debian, tanto em desktops quanto em servidores, sou obrigado a concordar com muitos dos pontos do artigo, muito embora ele aborde o sistema sob o aspecto errado, tentando avaliá-lo como uma distribuição de consumo e não como um sistema “faça você mesmo”, que é usado para criar outras soluções. Essencialmente, o Debian funciona como um gigantesco repositório de pacotes com um instalador e algumas ferramentas de configuração. O sistema é feio e inamistoso exatamente por que a equipe realiza poucas modificações dos pacotes, disponibilizando-os nos repositórios da forma como eles são liberados pelos desenvolvedores. O visual espartano do Gnome do Debian por exemplo, reflete apenas o tema espartano que é usado por default.

Transformar uma instalação padrão do Debian em um desktop amigável pode consumir algumas boas horas de trabalho, configurando os repositórios, instalando pacotes, personalizando a interface, configurando manualmente algum componente de hardware não ativado automaticamente (instalando firmwares, etc.) mas é um trabalho que acaba se pagando ao longo do tempo pela longevidade da instalação. Em suma, instalações do Debian podem durar para sempre, pois os problemas são raros (a palavra “estável” tem um sentido diferente no Debian que em outras distribuições) e você pode atualizar diretamente de uma versão para outra do sistema. Eu mesmo estou escrevendo este artigo em uma instalação que foi feita em 2002, e atualizada sucessivamente do Woody para o Sarge, Etch e agora para o Squeeze. O PC já foi trocado, o HD já foi trocado, mas nunca precisei me dar o trabalho de reinstalar o sistema…

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X