Chips Nvidia: nos mais básicos, driver aberto Nouveau supera o proprietário em desempenho

A vida dos usuários de placas Nvidia no Linux sempre dependeu de drivers proprietários da empresa, muitas vezes não oferecendo a estabilidade que deveria e nos deixando de mãos atadas, na impossibilidade da comunidade corrigir o código. Mas daí surgiu o driver aberto Nouveau, mas pouca gente acreditava nele. Agora, depois de tempos de desenvolvimento ativo, este atingiu um importante marco: para os chips Nvidia de desempenho inferior, o driver Nouveau baseado na arquitetura Mesa Gallium3D está com performance similar, ou até melhor, que o driver proprietário oficial da Nvidia.

Tal marco acontece com o kernel Linux 2.6.39, que ainda nem chegou à primeira versão RC, já que o 2.6.38 foi lançado há apenas uma semana atrás. A mudança tão precoce, que afeta bastante o desempenho do OpenGL no Nouveau se trata da fusão do page-flipping DRI2/KMS para o DRM (Direct Rendering Manager) do driver, e tais alterações serão parte do kernel 2.6.39. Além do page-flipping DRI2/KMS ativado, que é o principal fator, várias outras alterações que foram desenvolvidas deste o lançamento do kernel 2.6.38 contribuíram para o aumento no desempenho.

Você poderá ver os testes comparando resultados com os dois drivers nesta página do Phoronix e nesta do OpenBenchmarking.org. Os desenvolvedores do Nouveau estão fazendo um ótimo trabalho considerando a situação em que estão, e para usar este driver aberto você terá que esperar a versão 2.6.39 do kernel. Como era de se esperar, este trabalho está muito tarde para ser incluído no Ubuntu 11.04, Fedora 15 ou outros, já que usarão kernel 2.6.37 ou 2.6.38. O suporte a page-flipping provavelmente não será portado para kernels mais velhos, visto que não seria um patch tão trivial.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X