Lançamento do IE9 – falta pouco!

A Microsoft lança hoje o Internet Explorer 9 no evento South by Southwest (SXSW) em Austin, Texas. A liberação deverá ser simultânea para vários países (*).

O IE9 será um grande marco na história do navegador da Microsoft, visto que todas as edições anteriores, sem exceção, eram mantidas sem tanto interesse em acompanhar os novos padrões da web. O IE7 melhorou o visual, o IE8 melhorou a velocidade e compatibilidade, mas ainda assim ficaram muito atrás dos concorrentes. Agora o IE9 tenta retomar o tempo perdido, concorrendo de igual para igual com as versões atuais do Chrome, Firefox, Opera e Safari.

HTML 5, CSS 3, SVG, padrões da web: esses são os principais atrativos para desenvolvedores, que irão garantir uma boa experiência para os usuários. Claro, quem tem as versões antigas deverá atualizar. Mas o Windows XP fica de fora: o IE9 é só para o Vista ou 7 (e suas versões correspondentes de servidor). Muita gente ainda usa o XP, mas isso não deverá ser um problema, já que os outros navegadores oferecem – há muito mais tempo – basicamente os mesmos recursos técnicos do IE9. Basta orientar os leigos a deixar o IE de lado…

Além da interface melhorada o IE9 suporta aceleração por hardware, o que não é tanta novidade assim considerando que os concorrentes também trabalham nesse recurso. Animações gráficas usando os novos padrões da web rodarão de forma bastante suave, sem ocupar tanto o processador principal, deixando o trabalho pesado para a GPU. Para quem não tem GPU dedicada ou boa o navegador utilizará renderização por software, claro que com alguma perda de desempenho (perda significante, em alguns casos).

Vários recursos e avanços do IE9 já foram comentados por aqui nas notícias do beta e do Release Candidate.

Assim que o download for liberado, provavelmente o link estará em **:

http://www.microsoft.com/brasil/windows/internet-explorer9/default.aspx

Muita gente teve experiências ruins com todas as edições do IE, especialmente o público técnico. Embora o IE9 seja diferente, talvez isso não mude por um certo tempo. Todavia o lançamento é significante. Os usuários ‘noobs’ normalmente usam o navegador que vem com o sistema, sem nem saber da existência de outros. Se esse navegador é mais rápido e compatível com os padrões web, a coisa ficará melhor para todos, especialmente com as futuras versões do Windows.

* (atualização) O horário informado em vários sites é diferente da informação anteriormente divulgada (17h da segunda); outras fontes alegam que será à meia-noite da terça em Nova York, caindo às 2h da manhã do dia 15 no Brasil.

** (nova atualização) Página de apresentação:

Para escolher a versão certa, em vários idiomas:

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X