BIOS desbloqueado transforma a Radeon 6950 em uma 6970

BIOS desbloqueado transforma a Radeon 6950 em uma 6970

Não é novidade para ninguém que boa parte da segmentação entre os modelos de placas de vídeo é feita através da desativação seletiva de parte das unidades de processamento de shaders e outros recursos, que permitem criar diversos modelos diferentes (destinados a diferentes faixas de preço) a partir do mesmo hardware.

Um bom exemplo é a Radeon 6950, que nada mais é do que uma Radeon 6970 com um dos clusters de 128 unidades de processamento desabilitados, com o propósito de reduzir o desempenho em relação ao modelo mais caro:

Se você tem uma, existe a possibilidade de desbloquear a sua 6950, transformando-a em uma 6970 sem gastar nada. O hack é feito através da substituição do BIOS da placa, usando o ATIFlash (veja instruções gerais sobre como usá-lo no meu artigo sobre gravação de BIOS em placas de vídeo: https://www.hardware.com.br/dicas/bios-over.html).

O BIOS está disponível no Guru3D e pode ser gravado da forma tradicional, usando um disco de boot com o ATIflash e rodando os comandos a seguir no prompt DOS:

atiflash.exe -S 0 backup.rom

(cria um backup da ROM atual para o caso de problemas)

atiflash.exe -unlockrom 0

(prepara o BIOS para a gravação)

atiflash.exe -F -P 0 novobios.bin

(grava o novo BIOS)

A gravação pode ser feita também através do ATIWinflash, que roda sobre o Windows, mas o ATIflash é preferível, já que por rodar em uma ambiente limpo, as possibilidades de problemas são menores.

Como de praxe, modificar o BIOS da placa viola a garantia e pode causar problemas diversos, por isso use a dica com descrição

O thread do Guru3D com o post original e a discussão está no http://forums.guru3d.com/showthread.php?t=335318

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X