Light Peak da Intel: transferências de 10 Gbps via cabos

Light Peak da Intel: transferências de 10 Gbps via cabos
A Intel usou sua apresentação na IDF para revelar um novo padrão de interconexão para PCs, o Light Peak. Como sugere o próprio nome, a tecnologia usa fibra óptica ao invés de convencionais cabos para transferir dados, e consequentemente tem banda muito maior. Mesmo em sua primeira geração, é esperado, pelo menos em teoria, é esperado que o padrão tenha taxa de 10 Gigabits por segundo, cerca de 20 vezes mais rápido que o USB 2.0. Um exemplo prático seria transferir o conteúdo completo de um disco Blu-Ray em 30 segundos, se funcionando na velocidade máxima.

A fibra óptica pode trazer uma série de benefícios: cabos mais finos, conectores menores, transmissão por maiores distâncias, e maior flexibilidade que a maioria dos cabos atuais do mesmo ramo.

A Intel planeja tornar o Light Peak uma realidade em 2010, e já imagina que a novidade substituirá os padrões existentes para transferências rápidas; o anúncio inclusive cita o iPod como um possível candidato para sincronizações bem velozes, mas também afirma que a fibra óptica poderá também ser usada em câmeras, docks, armazenamento SSD e outros dispositivos externos, que atualmente se conectam via USB ou FireWire. A Intel afirma estar trabalhando “com a indústria” para tornar o Light Peak um padrão oficial, mas não disse se isso envolve a Apple, o grupo de padronização IEEE, ou outras companhias.

img

Fonte:

http://www.electronista.com/articles/09/09/23/intel.light.peak.shown.at.idf/

Veja mais:

http://www.intel.com/go/lightpeak

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X