Notícias do mês de Julho de 2009

Navegar no histórico de notícias

Telefonica permite cancelar o Speedy sem pagar multa

Por Marcos Elias Picão em 6 de julho de 2009 às 20h46

0

Boa (ou má) notícia para quem sofre com o Speedy, da Telefonica: a partir de hoje, por 90 dias os clientes podem cancelar o serviço sem precisar pagar a multa de recisão de contrato.

A decisão foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), e aceita pela Telefonica. A medida permite que clientes insatisfeitos deixem o serviço, sem mais prejuízos, que teriam com o pagamento da multa.

Infelizmente em boa parte do Estado de São Paulo não há concorrência, a Telefonica monopoliza o mercado de banda larga e telefonia fixa. Mesmo dentro da capital de SP muitos bairros e grandes áreas não têm atendimento do Net Virtua, por exemplo, principal 'concorrente' da Telefonica.

A Internet 3G pode suprir parte dessa deficiência, mas ainda engatinha, e é vista por aqui de forma um pouco equivocada como sinônimo de banda larga móvel. Mas as coisas não são bem assim, clientes de acesso via 3G sempre reclamam que de larga a banda não tem nada. Isso que a concorrência é bem maior nesse ramo.

A Telefonica promete melhorar seu serviço nos próximos meses, tornando-o mais estável e seguro. Particularmente vejo todo dia problemas no servidores DNS dela. Muitos sites não entram, e quem não sabe outra opção (como usar o OpenDNS) simplesmente fica com acesso parcial, tendo seus compromissos e navegação comprometidos na web. Inclua nesse conjunto de usuários quase todo mundo, pois boa parte são leigos e nem fazem idéia de que trocar os IPs dos servidores DNS utilizados 'melhoraria' a conexão. Enfim, vamos ver no que dá. Quem sabe perdendo clientes ela sinta na prática (e no bolso) como é ruim trabalhar dessa forma.

Referência: Yahoo Notícias

Sem comentáriosPostado 6 de julho de 2009 às 20h46 por Marcos Elias Picão

Resumo do dia

Por Julio Cesar Bessa Monqueiro em 6 de julho de 2009 às 18h39

0

Segue hoje mais uma edição da subseção dentro da área de notícias, com uma seleção das notícias do dia publicadas na web, com os assuntos mais relevantes e qualitativos do dia:

» Cloanto releases Windows 7-ready Amiga emulator
» Fundação GNOME elege sua diretoria, incluindo brasileiro
» Wikipedia Mobile sai da fase beta e ganha versão final
» Máquina virtual VirtualBox 3 ganha suporte a gráficos...
» Open Source Search Engine Benchmarks
» Acessório para Nintendo DS pode ajudar crianças com...
» Milestone: Toyota Plug-in Hybrid to Roll Out En Masse...
» Verificador Ortográfico para Firefox 3.5
» Dicionário para Aspell agora segue o Acordo Ortográfico
» Purported Intel Sandy Bridge die shot leaks out
» Intel's mobile Core i7 chips all too thirsty?
» Novo emulador traz o velho Amiga para a tela do PC
» Nanopillar Solar May Cost 10x Less Than Silicon
» Rachel: imagens não-confirmadas do primeiro Sony Ericsson...
» The Nokia N86 8MP gets v11 firmware, Ovi Store, even...
» Apple updates MobileMe, users still waiting for the...
» Polícia descobre plano de fuga envolvendo balão dirigível...
» Maemo To Switch To Qt
» Nokia teases rugged 3720 phone
» Beyond Atom: Exploring Performance ITX Solutions
» Nokia to Announce New Rugged Phone Soon
» Review: Moblin 2.0 beta OS on Acer Aspire One KAV10
» Cobalt/carbon tech to boost capacity 1,000-fold
» Samsung's 11.6-inch Ion-based netbook due July?
» FCC doc reveals PSPgo uses 480MHz processor
» Nokia denies it has any Android smartphone plans
» Open Source Search Engine Benchmarks
» iPhone 3GS oleophobic screen coating causing problems...
» Twitter Accidentally Suspends 1000s of Accounts
» First Sony Ericsson Android Smartphone Leaks
» Confirmado: Telefônica não vai cobrar taxa de cancelamento...
» Windows 7 will go gold next week, reports claim
» Phorm down 43% as BT goes on hold
» Baterias de imprimir são finas como papel e pesam...
» Telas acionadas por magnetismo criarão outdoors ativos
» Symantec says free antivirus solutions put systems...
» Android Sony Ericsson XPERIA Rachael leaks, specs...
» Printable Batteries Could Give Duracell A Scare
» Apple admite superaquecimento no iPhone
» DistroWatch Weekly, Issue 310
» Universal quer transformar o game Asteroids em filme
» Linux-libre e o Dilema dos Prisioneiros
» Lançado o ReactOS 0.3.10
» Ministério das Comunicações anuncia que está colocando...
» Mozilla May Finally Move to a 64-Bit Browser With...
» ReactOS 0.3.10 Released
» Nokia denies Android move
» Download da palestra - FISL 10: Biometria em Linux,...
» K-Box turns any surface into a speaker
» Kernel prepatch 2.6.31-rc2
» Why Intel's Processors Aren't Big on Cellphones
» Windows 7 RTM Coming 13 July
» AmigaForever 2009 Released
» Source Code of Several Atari 7800 Games Released
» Funcionário da Google de apenas 19 anos destrava iPhone...
» Windows 7 Release To Manufacturing On July 13th
» VirtualBox 3 brings 3D graphics support
» Windows Vista Service Pack 2's Latest Release Schedule...
» Decoding the HTML 5 video codec debate
» A Look At Google's Email Spam Prevention
» Vista SP1 vs SP2 @ PCSTATS
» RAID Optimization Guide Rev. 2.0

Boa leitura!

Sem comentáriosPostado 6 de julho de 2009 às 18h39 por Julio Cesar Bessa Monqueiro

Revelado primeiro smartphone da Sony Ericsson com o Android

Por Julio Cesar Bessa Monqueiro em 6 de julho de 2009 às 18h02

0

O primeiro smartphone da Sony Ericsson com o sistema operacional Android será um dispositivo 'high-end' bem parecido com o iPhone, possuindo inclusive uma espaçosa tela sensível ao toque, segundo uma fonte da Dinamarca, o Mobil. O apelido do smartphone é "Rachael", e ele será enquadrado dentro da linha XPERIA, ocupado somente pelo X1. Assim como o TG01 da Toshiba, baseado no Windows Mobile, será baseado no processador Qualcomm Snapdragon QSD8250 de 1 GHz, competindo inclusive com o iPhone no que diz respeito às capacidades gráficas.

O design do smartphone é bem minimalista, tendo ainda uma câmera com autofoco de 8 Megapixels, HSPA (3G) de até 7.2 Mbps e uma tela particularmente grande, provavelmente com diagonal de 4 polegadas e resolução de 800 x 480 pixels (WVGA). Ainda não é claro se a Sony Ericsson fará personalizações na interface do Android, mas é fato que a empresa havia dito que seu primeiro dispositivo com o SO usaria a versão 2.0 do mesmo.

Ainda não há nenhuma informação sobre preços e data de lançamento, mas é esperado que a empresa lance o "Rachael" no finalzinho deste ano.

img

Fontes:

http://www.electronista.com/articles/09/07/04/sony.er...

http://www.engadget.com/2009/07/04/sony-ericsson...

http://www.mobil.nu/ArticlePages/200907/04/20090...

RelacionadosAndroid

Sem comentáriosPostado 6 de julho de 2009 às 18h02 por Julio Cesar Bessa Monqueiro

Windows 7 poderá estar finalizado na próxima semana

Por Julio Cesar Bessa Monqueiro em 6 de julho de 2009 às 17h12

0

A Microsoft fechará finalmente a versão final do Windows 7 na próxima semana, é o que afirma o Neowin. Eles afirmam que tiveram contato com "fontes próximas à empresa" e também citam sites como o Wzor e o GeekSmack, todos sugerindo que o novo sistema operacional estará prontinho para ser liberado aos fabricantes e integradores dia 13 de julho.

Se esse rumor realmente for fato, significa simplesmente que o SO estará pronto para a massa de usuários, e mesmo assim o NeoWin salienta que a MS não tem a intenção de lançar oficialmente o sistema até dia 22 de outubro. Com o Vista foi a mesma coisa, ele fechou à versão final dia 8 de novembro de 2006, mas chegou ao mercado somente dia 30 de janeiro de 2007, praticamente 3 meses depois.

Já que a versão que será solta aos fabricantes será idêntica à das caixas que serão vendidas só em outubro, é de se esperar que a MS não libere um teste público, como fez na versão RC. Ainda assim o Neowin alega que os inscritos no TechNet e MSDN, além de outros parceiros terão em mãos uma imagem do SO para fins de testes -- isso garante que drivers e aplicativos de terceiros funcionem corretamente já no dia de lançamento oficial do Windows 7.

Fontes:

http://techreport.com/discussions.x/17163

http://www.neowin.net/news/main/09/06/22/windows-7-rtm-sign-off-set-for-july-13th

http://geeksmack.net/microsoft/438-confirmed-windows-7-to-rtm-july-13th.html

http://www.neowin.net/news/main/09/07/03/confirmed-windows-7-set-to-rtm-on-july-13th

Sem comentáriosPostado 6 de julho de 2009 às 17h12 por Julio Cesar Bessa Monqueiro

Maemo usará framework Qt, sem abandonar totalmente GTK+

Por Marcos Elias Picão em 6 de julho de 2009 às 16h56

0

A Nokia anunciou que o Maemo trocará, em partes, o framework GTK+ pelo Qt. O Qt está sob o comando da Nokia (com a compra da Trolltech, como sabem), então é de certa forma natural. A princípio parece que a mudança afetaria negativamente o GNOME e seus desenvolvedores, mas não é bem por aí, segundo a Nokia.

Várias tecnologias do sistema continuarão sendo baseadas no trabalho comunitário do projeto GNOME, como glibc, dbus, gvfs, bluez, telepathy, avahi, entre outras.

O framework usado na criação das interfaces e aplicações principais será o Qt, aproveitando suas capacidades multi-plataforma, já usada por exemplo no Symbian.

Ainda não se sabe qual será o primeiro dispositivo baseado no Maemo com Qt.

Veja mais no OS News.

Sem comentáriosPostado 6 de julho de 2009 às 16h56 por Marcos Elias Picão

Nokia disponibiliza Ovi Maps 3.0, para celulares com GPS

Por Julio Cesar Bessa Monqueiro em 6 de julho de 2009 às 16h38

0

A Nokia anunciou recentemente a nova versão de seu aplicativo Ovi Maps, usado em mais de 40 modelos portáteis com suporte a GPS. Disponível gratuitamente para download, a versão 3.0 do software integra uma série de melhorias, incluindo satélites de alta resolução, visualização do terreno no modos 2D e 3D, e de marcos 3D em cidades grandes -- este último recurso permite ao usuário ver alguns pontos importantes de determinadas cidades a partir de vários modos.

Há também o modo "Walk" para navegação a pé, enquanto o modo "Drive" mostra detalhes para quem está dirigindo, como limites de velocidade da via, localização de radares, tráfego em tempo real e outras assistências. Ainda foi adicionado nesta versão o novo "City Explorer" (pago), com novos pontos de interesse e informações do Lonely Planet, Michelin e Wcities, juntamente com um serviço de previsão de tempo, em intervalos de 24 horas e 5 dias para uma determinada localidade.

Através do Ovi Maps na Web, os usuários poderão pré-organizar sua viagem em seus PCs, salvar nos favoritos ou na coleção, e finalmente sincronizar esses dados com seus celulares e smartphones. O download pode ser feito em:

http://www.nokia.com/maps

Ovi Maps Web (por enquanto só para Windows e Mac):

http://www.maps.ovi.com

img1

img2

img3

Fonte:

http://www.electronista.com/articles/09/07/03/nokia.outs.ovi.maps.30/

Sem comentáriosPostado 6 de julho de 2009 às 16h38 por Julio Cesar Bessa Monqueiro

Desenvolvedor compila versão de 64-bit do Firefox

Por Marcos Elias Picão em 6 de julho de 2009 às 13h12

0

O Firefox ganha do IE em recursos, mas fica devendo uma versão de 64-bit (que o IE tem). Não faz muita diferença em desempenho para um simples navegador web, pelo menos para a maioria dos usuários. Mas se modernizar é algo que ocorrerá com o tempo, numa transição quase natural das aplicações de 32 para 64-bit. E com isso os navegadores, uma hora ou outra, terão de se adaptar. No caso do IE ele não tem muito valor ainda, porque não há Flash de 64-bit. E sem Flash, muitos sites ficam horríveis ou nem funcionam. Culpa da Adobe.

Um desenvolvedor chamado de Makoto portou o Firefox 3.0, e agora o 3.5, para a arquitetura de 64-bit. Ele anunciou planos para contribuir com possíveis compilações oficiais, no Firefox 3.6 ou superiores. Não há nada certo se a Mozilla lançará o FF de 64-bit com a versão 3.6, mas ele está otimista.

As principais vantagens com a transição para 64-bit incluem o trabalho com criptografia, que fica mais rápido; chamadas de algumas funções; e um melhor gerenciamento de arquivos grandes. Testes com versões de 64-bit mostram desempenhos significantes em algumas situações.

Um problema do patch para o Firefox 3.5 de 64-bit é que ele quebra a compatibilidade com o sistema de plugins da Mozilla, que opera somente em 32-bit. Assim o navegador ficaria "puro". Com uma versão de 64-bit oficial, isso seria resolvido.

O Google Chrome também não tem versão de 64-bit. O Safari tem, o Opera tem apenas para Linux e OpenBSD. Daqui uns 4 ou 5 anos todos eles deverão migrar, visto que a futura próxima versão do Windows (depois do Windows 7) deverá ter apenas versões de 64-bit, segundo divulgações não oficiais. Claro que deverá haver compatibilidade com programas de 32-bit, mas ao rodar num sistema de 64-bit, o ideal é ter o software otimizado para tal; isso evita que ele carregue bibliotecas de 32-bit e consequentemente ocupe menos memória, se for de 64-bit.

Quem quiser experimentar desde já a compilação não oficial do Firefox 3.5 de 64-bit para Windows, pode baixá-la em:

http://wiki.mozilla-x86-64.com/Main_Page

Uma recomendação é fazer backup da pasta do perfil do Firefox, pois a mesma pasta será usada por essa versão.

Via Daily Tech

Sem comentáriosPostado 6 de julho de 2009 às 13h12 por Marcos Elias Picão

Nokia nega boatos de ter um smartphone com Android

Por Marcos Elias Picão em 6 de julho de 2009 às 12h48

0

A Nokia desmentiu o recente boato de que estaria produzindo um smartphone com Android, o sistma open source bancado principalmente pelo Google. O suposto aparelho seria apresentado em setembro, na Nokia World, segundo alguns sites. Um porta-voz da empresa disse que absolutamente não há interesse em ter um aparelho com Android, até porque preferem por motivos óbvios o Symbian, já consolidado dentro da Nokia.

Ao mesmo tempo há os rumores de que a Nokia teria um netbook com Android, com interface adaptada e tudo mais. A Nokia desenvolve o Maemo Linux para tablets, que tem uma nova interface em desenvolvimento. Não deverá sobrar espaço para o Android por lá.

A Nokia anda sob pressão comercial para ter dispositivos mais competitivos, especialmente com tela de toque que possam concorrer diretamente com o iPhone. Tentativas como o 5800 XpressMusic chegaram bem depois do iPhone, é certo que a empresa precisa criar alguma coisa se quiser passar ou lutar frente a frente com a Apple. Mas sem Android, sistema concorrente, apesar de ser aberto.

Referências: Electronista e Reuters

RelacionadosAndroid

Sem comentáriosPostado 6 de julho de 2009 às 12h48 por Marcos Elias Picão

EMTEC apresenta seu nettop G-Box, baseado em Ion da Nvidia

Por Marcos Elias Picão em 3 de julho de 2009 às 18h30

0

A EMTEC mostrou recentemente seu nettop G-Box. O pequeno PC poderá rodar vídeos HD devido o uso da plataforma Ion, da Nvidia, em conjunto com o Atom.

nettop

Ele traz uma saída VGA em vez de HDMI, sendo ideal para uso básico ou em ambiente de trabalho, não para usar como um fornecedor de mídia para a TV.

O PC é baseado no design do atual Pegatron. Vem com HD de 160 GB e Windows XP. As possibilidades de expansão ficam basicamente por conta de 6 portas USB.

Comparado com produtos concorrentes, como o Acer Revo ou o Asus eBox, ele é uma solução interessante, mais fino e custa cerca de $33 a menos, devendo ter preços iniciais equivalentes a $293. Esses PCs compactos com especificações de netbooks ainda não ganharam fãs suficientes pelo mundo para fazer tanto barulho, mas os fabricantes tentam.

Referências: Tech Digest e Electronista

Sem comentáriosPostado 3 de julho de 2009 às 18h30 por Marcos Elias Picão

Resumo do dia

Por Julio Cesar Bessa Monqueiro em 3 de julho de 2009 às 16h30

0

Segue hoje mais uma edição da subseção dentro da área de notícias, com uma seleção das notícias do dia publicadas na web, com os assuntos mais relevantes e qualitativos do dia:

» Nokia releases Ovi Maps 3.0 for GPS smartphones
» Facebook hails new privacy controls, challenges Twitter...
» Nvidia's Chief Executive Publicly Unveils Pricing...
» Pirate Bay 2.0 Explained
» Google e Fiat se unem para trazer Street View ao Brasil
» Android Shows What Ovi Should Be
» Reports: Windows 7 Release to Manufacturing Set for...
» 'BugDay' Planned To Fix Bugs in New Firefox 3.5
» Teletrabalho no Brasil: o exemplo da Gol (e quando...
» Mozilla working to fix bugs w/Firefox 3.5
» iPhone Vulnerability Yields Root Access Via SMS
» IBM Bundles System x Servers with VMware vSphere 4
» Apple, Linux exempt from Chinese filter
» Speedy: nova instabilidade na tarde de ontem, e MPF...
» AMD Will Not Support Nvidia's CUDA Technology
» Nokia, em primeiro lugar na escolha dos dispositivos...
» Openginga disponível para download sob licença dupla
» Escova molecular liga eletrônico ao biológico e cria...
» Lançado primeiro RC do novo Slackware 13
» EVGA Killer Xeno Pro: The Impact of Network Offloading
» Apple iPhone 3G S Available in Singapore on 10th July...
» Firefox 3.5 é sucesso de público: 5 milhões de downloads...
» Bing Now Returns Twitter Posts
» HTML Tags For Academic Printing?
» Joomla 1.5.11 disponível em língua portuguesa para...
» EMTEC Reveals Sexy ION Nettop
» EMTEC intros tiny Ion-powered G-Box nettop
» Microsoft aims for Windows 7 RTM this month
» XHTML 2 Cancelled
» Stable kernels 2.6.30.1, 2.6.29.6, and 2.6.27.26
» Setting Up Your First 64-Bit Digital Audio Workstation
» IBM Releases Open Source Machine Learning Compiler
» Windows 7 Multiple Licence 'Family Packs' Leak
» Sony pode estar planejando um "PSP phone"
» Microsoft Changing Users' Default Search Engine
» Tiny URLs Replace 2D Barcodes For Mobiles
» Microsoft removes IE8 vomit advert from YouTube
» ´Novo Pirate Bay´ diz que vai cobrar dos provedores...
» Fireworks: 10 Explosive Science Facts
» Windows 7 to finalize on July 13th

Boa leitura!

Sem comentáriosPostado 3 de julho de 2009 às 16h30 por Julio Cesar Bessa Monqueiro