AVG identifica Windows como vírus, prejudicando usuários

Por:

Acho engraçado, para não falar desastroso, o poder dos anti-vírus e sua alta confiança pela maior parte de usuários (de Windows). As pessoas confiam cegamente nos anti-vírus, quando muitas vezes eles dão falsos alarmes ou não merecem tamanha confiança.

Por esses dias o AVG apresentou um alerta de trojan no arquivo user32.dll no Windows XP, dando as tradicionais opções para os usuários ignorarem ou solucionarem o “problema”. Querendo se ver livre do malware e deixar o computador limpo, muita gente se livrava do arquivo. Eis que o “vírus” identificado faz parte do próprio Windows, sem ele o sistema não pode ser usado, pois armazena funções básicas usadas por muitos programas. Quanta responsabilidade do AVG!

O mal entendido afetou as versões 7.5 e 8.0 do AVG, em alguns poucos idiomas (entre eles, português e espanhol).

Além de toda uma teoria da conspiração que existe sobre os fabricantes de antivírus (como criação de malwares para se sustentar, e acordos com grandes desenvolvedores para identificar cracks e patches como vírus), ainda temos que agüentar esses mal entendidos virtuais que causam grande dor de cabeça.

Particularmente estou feliz, não uso anti-vírus e meu computador nunca foi infectado, mesmo usando Windows como sistema padrão há anos. Já para quem continua com anti-vírus ou não consegue viver sem, fica a dica: vale a pena pesquisar (no Google) um pouco mais sobre os nomes dos arquivos antes de confirmar a remoção.

Veja mais sobre o caso da AVG em:

http://apcmag.com/oops_avg_accidentally_kills_windows.htm

http://www.geek.com/articles/news/avg-update-identifies-windows-system-file-as-trojan-20081112/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X