O fim do Netscape

Más notícias para os amantes do Netscape.

Como eu digo… O mal do Netscape foi ter sido comprado pela AOL, assim como o HpG pelo iG ou a Conectiva pela Mandrake, entre tantos outros serviços e coisas boas, nem sempre provenientes de startups. Ainda bem que o Orkut e o YouTube foram comprados pelo Google 🙂

Comentários pessoais à parte, 2008 começa oficialmente sem o Netscape Navigator. Em 1999 a AOL fez a besteira de comprá-lo. Sim, “besteira”, pois tinha interesses marketeiros e publicitários – e não de amor pelo navegador que assumia como produtora a partir de então. Nas mãos dessa empresa, o Netscape só foi perdendo força e dando espaço para o IE (no Windows), deixando os usuários Linux um tanto perdidos em navegadores de qualidade (salva-se o Opera, mas ele não tinha versão 100% gratuita até um tempo não muito longe). Até que a Mozilla, com seus projetos, se fixou no Firefox – dominando assim a linha de navegadores para Linux, mesmo com projetos “concorrentes” de qualidade como o WebKit, do Konqueror e Safari (este, para o Mac). Hoje tanto Windows como Linux se vêem bem servidos nessa área. O Netscape não fará falta, mas foi triste o seu fim da forma como ocorreu (nas mãos de uma empresa), visto que por vários anos ele foi praticamente a única forma viável de se acessar a Internet, esteve presente desde o comecinho da expansão da WWW.

Várias tentativas foram feitas pela AOL para manter o Netscape atualizado e vivo, mas nada deu muito certo. Até chegaram ao extremo de acabar com a identidade do navegador, tornando-o uma personalização do Firefox, na sua última versão 9.0 – com interface, motor e tudo mais baseado no Firefox.

No final de 2007, dia 28/12, Tom Drapeau publicou o anúncio da descontinuação do Netscape no seu blog oficial. O foco da AOL é comercial e para projetos em outras áreas, não para manter um software de navegação com tudo o que ele tem direito. Assim sendo, preferem incentivar e deixar o caminho livre para o Firefox. E, convenhamos, ter um Firefox sob a marca Netscape 9.0 com quase nenhuma inovação, não é vantagem para ninguém.

Leia a postagem, triste para os fãs, em:

http://blog.netscape.com/2007/12/28/end-of-support-for-netscape-web-browsers/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X