A história da Psion

A história da Psion

Os palmtops Psion series 3 e 5 são considerados por muitos os últimos computadores desenvolvidos internamente, por uma única equipe. Desde o projeto de chips internos, até o desenvolvimento do sistema operacional, drivers e aplicativos, passando por todo o desenvolvimento do hardware, tudo foi feito internamente pela equipe da Psion, um feito impressionante. Isto permitiu que o sistema fosse muito otimizado, realizando feitos impressionantes para a época. Enquanto os Palms ainda estavam em suas primeiras versões, utilizando uma interface e aplicativos rudimentares, o Psion 5 já possuía um sistema operacional gráfico e multitarefa, capaz de rodar aplicativos elaborados, tudo isso utilizando um processador operando a 18 MHz!

1

Hoje em dia, o time de desenvolvimento está espalhado por diversas empresas e a Psion não fabrica mais seus palmtops, mas um dos principais componentes, o sistema operacional, sobrevive na forma do Symbian OS, usado em um enorme gama de modelos de smartphones.

2

O The Register publicou um editorial bem longo e interessante sobre a história da Psion. Vale a leitura: http://www.theregister.co.uk/2007/06/26/psion_special/page2.html

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X