Acelerômetro

O acelerômetro é outro componente que está se tornando um ítem de série nos novos aparelhos. Existem vários tipos de acelerômetros; os mais simples são dispositivos eletro-mecânicos (“micro electro-mechanical systems” ou MEMS), que incluem uma série de estruturas similares a agulhas, que detectam os movimentos, gerando as leituras que são então transmitidas ao circuito principal.

Esse design simples faz com que o acelerômetro seja um componente bastante compacto e barato, que custa apenas 2 ou 3 dólares por unidade aos fabricantes. Um exemplo é o LIS302DL, usado no WiiMote e também no iPhone:


A estrutura microscópica do acelerômetro e um LIS302DL, comparado com uma moeda

A aplicação mais óbvia para o acelerômetro é a mudança da orientação da tela ao girar o aparelho. A grande questão é que quase todos os aparelhos utilizam telas com orientação vertical, mas, atividades como navegar na web ou assistir vídeos, demandam uma tela com orientação horizontal. Normalmente, você precisaria ativar uma opção para alterar o modo, mas com um acelerômetro isso pode ser feito automaticamente. É algo simples, que acaba tendo um grande efeito com relação à usabilidade:

O acelerômetro pode ser usado também para funções de atalho, como mudar a faixa no MP3player, atender ou recusar uma ligação, abrir ou fechar aplicativos, e assim por diante. Uma chacoalhada adianta a faixa, duas colocam o telefone em modo silencioso, e por aí vai. Duas outras áreas importantes são os jogos e os aplicativos de GPS. No caso dos jogos, o acelerômetro permite implantar controles no estilo do Nintendo Wii, o que abre toda uma nova gama de possibilidades:

No caso dos aplicativos de GPS, o acelerômetro permite que o software detecte arrancadas e freiadas, curvas, e assim por diante, variáveis que podem ser usadas para tornar o software mais inteligente, detectando quando você perdeu uma curva ou mantendo uma estimativa aproximada da localização quando perde o sinal dos satélites por alguns segundos, por exemplo.

Estas são melhorias que, isoladamente, não dizem muita coisa, mas que, em conjunto, acabam fazendo uma grande diferença, mais do que suficiente para pagar o pequeno aumento de custo resultante do componente adicional.

O que faz com que o acelerômetro pareça ser um componente dispendioso, é o simples fato de os fabricantes optarem por incluí-lo apenas nos modelos mais caros (como uma forma de diferenciá-los dos modelos mais simples) e não realmente devido ao custo dos chips. Assim como em outros casos, eles devem se popularizar com o tempo, pegando carona na queda dos preços e na integração de componentes.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X