Instalando o Slackware

O modo mais prático de instalar o Slackware é dando boot pelos CDs (ou pelo DVD) de instalação, assim como em outras distribuições. Apesar do instalador ser em modo texto, as opções são razoavelmente simples.

O primeiro passo é baixar os CDs de instalação no http://slackware.com/getslack/, onde estão listados os vários mirrors disponíveis. Alguns sempre estão lotados, mas bastam algumas poucas tentativas para encontrar um rápido e atualizado. O mirror primário para o Brasil é o ftp://ftp.slackware-brasil.com.br/.

Dentro de cada mirror temos os pacotes inicialmente divididos por versão. Para cada uma existem duas pastas, como em “Slackware-12.2” e “Slackware-12.2-iso”, sendo que a primeira contém os pacotes avulsos e a segunda contém as imagens dos CDs de instalação, que é o que estamos procurando. Em alguns dos mirrors, você encontrará também versões antigas, que podem ser úteis em micros antigos.

A pasta “slackware-current” contém a versão de desenvolvimento do Slackware, onde você poderá encontrar as versões mais atualizadas dos pacotes, mas sem garantia de estabilidade.

O Slackware é composto por nada menos do que 6 CDs, mas na verdade você precisa apenas dos três primeiros, já que os outros três contém o código-fonte de todos os pacotes. O primeiro CD contém os pacotes básicos do sistema, o segundo contém os pacotes do X e a maior parte dos programas gráficos enquanto o terceiro contém os pacotes de internacionalização (incluindo as traduções para o português do Brasil). Como de praxe, está disponível também um DVD, que agrupa o conteúdo de todos os CDs, incluindo o código-fonte.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X