Gerenciadores de pacotes no Slackware

Devido a problemas relacionados a patentes, o Mplayer não vem pré-instalado no Slackware, nem na maioria das outras distribuições. Em outras distribuições, a instalação é feita adicionando um repositório adicional e em seguida instalando o pacote “mplayer”, deixando que o gerenciador de pacotes instale as dependências automaticamente.

No caso do Slackware, entretanto, é necessário baixar uma pequena lista de pacotes e instalá-los usando o installpkg:

mplayer
jack
ffmpeg
libdvdread
libdvdcss
lame
twolame
speex
a52dec
faac 
faad2 
libmpcdec x264
xvidcore

Estes pacotes não fazem parte do repositório oficial, mas estão disponíveis no http://www.slacky.eu/, basta usar a pesquisa.

Parte deles estão disponíveis também no http://www.linuxpackages.net/. Se o acesso estiver muito lento, você pode usar um mirror como ohttp://darkstar.ist.utl.pt/slackware/addon/ para baixar os pacotes, usando o site principal apenas para fazer a busca.

Como pode ver, o Mplayer é na verdade um aplicativo complexo, que depende de vários outros aplicativos e bibliotecas para funcionar. Se um deles estiver faltando, ele vai exibir uma mensagem no estilo “mplayer: error while loading shared libraries: libx264.so.59: cannot open shared object file: No such file or directory” e se recusar a abrir até que o pacote correspondente esteja instalado.

Em outras distribuições, esse problema de dependências é gerenciado automaticamente, de forma que ao pedir pelo pacote “mplayer” o gerenciador verifica de que outros pacotes ele precisa e instala todos automaticamente. A dificuldade deixa de ser a de baixar uma longa lista de pacotes e instalar um por um e passa a ser simplesmente adicionar o repositório apropriado nas fontes de atualização.

Embora nem sempre sejam vistos com bons olhos, já que tiram um pouco o ar de simplicidade do sistema, existem também opções de gerenciadores de pacotes para o Slackware, que facilitam a vida de quem quer usá-lo sem precisar ficar fazendo downloads manuais, nem ficar se preocupando com dependências.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X