O SFX

 

O SFX é a área que cuida dos sons dentro do jogo. Desde um simples “Click” de botão pressionado, aos mais variados sons presentes são responsabilidade desta equipe. O som como qualquer outro componente do jogo deve respeitar os formatos suportados pela Engine. Em alguns jogos é criada uma engine de som para dar suporte ao jogo e até em alguns casos o uso de sintetizador de voz e efeitos.

Dicionário: Síntese de voz é o processo de produção artificial de voz humana. Um sistema informático utilizado para este propósito é denominado sintetizador de voz, e pode ser implementado em software ou hardware. Um sistema texto-voz (ou TTS em inglês) converte texto em linguagem normal para voz; outros sistemas interpretam representação lingüística simbólica (como transcrição fonética) em voz.

Os sons podem ser criados do zero, se usar discos de bibliotecas, clips de sons que podem ser comprados na Internet, ou até mesmo bancos de sons livres de portais especializados. Alguns freeware.

Dica: Vale a pena sempre que possível você ver making-of, documentários de bastidores, de filmes de cinema, pois muitas das técnicas de som podem ser usadas também nos jogos.

Existem vários modos de se colocar som em um jogo. O mais comum é colocar no mapa gatilhos que disparam o som por proximidade, como o ruído de água quando o jogador se aproxima de um rio. Outra maneira de se colocar o som no jogo são os eventos como no caso de uma explosão, passos do jogador, tiros, barulhos de motor, derrapagens e muitos outros conforme a situação. Neste caso são chamados pela rotina em execução no momento. A qualidade do som vai influenciar na qualidade final do jogo e mesmo na experiência que o jogador vai ter ao jogar seu projeto. A falta de sons proporciona uma experiência fraca, o excesso também pode prejudicar o jogo. No caso de narração é importante o uso de uma voz adequada, respeitando a idade do personagem, narrador e contexto geral do jogo. É comum em jogos amadores ver timbres e volume de som diferente deixando o jogo “estranho”, por exemplo, com explosões com volume mais fraco que o tiro que originou ela ou outros problemas que prejudicam a aceitação do jogo.

Usar e abusar da criatividade para conseguir os mais variados tipos de som é extremamente recomendado.

 

Audacity, programa freeware multiplataforma para som.
 

 

Devido a qualidade do Audacity e funcionalidade, aliado a ser um programa freeware, vou falar um pouco de como ele funciona, pois, acredito que ele seja uma ferramenta indispensável em seu computador, caso queira fazer sons e efeitos especiais para o seu jogo. Mais para a frente na área prática veremos isso.

Para a criação das trilhas sonoras, músicas que serão usadas no jogo, um excelente programa de baixo custo é o GarageBand que roda em Mac OS-X e conta com diversas bibliotecas de som que podem ser compradas separadamente. Para usuários de windows e linux, existem diversos programas acessíveis e freewares, além dos profissionais. As musicas dos jogos podem ser criadas em formato MIDI, mp3, MOD, s3m, iT, e muitos outros que vão depender do suporte oferecido por sua engine ou bibliotecas e codecs que você utilizar no desenvolvimento do jogo.

Muitos jogos utilizam músicas feitas por programas tracker, que originam o MOD,iT e s3m entre outros. No decorrer do livro vou explicar como instalar um programa tracker no linux e windows e dar algumas noções básicas sobre eles. Os usuários Mac conseguem o garageBand junto com o sistema se tiver uma máquina recente com o iLive.

 

Sound Tracker. Programa freeware para criar musicas no Linux.
 

 

OpenMPT, programa freeware criador de musicas para windows.

 

GarageBand, programa criador de musicas para Mac OS-X.
 

 

Além das trilhas sonoras e sons para efeitos, uma das responsabilidades da equipe SFX é criar loops que irão ambientar e ajudar na atmosfera do jogo. O loop é um trecho de música onde o início e término conseguem encaixar com exatidão dando uma continuidade infinita. É muito comum esta técnica, pois além de prender a atenção do jogador vai preencher espaços vazios dentro do jogo dando continuidade à ação sem deixar que ele se disperse.

Dicionário: Loop é uma palavra inglesa, que originalmente significa “aro”, “anel” ou “sequência”, e que no contexto da língua portuguesa é usada com este último significado.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X