Memória

Continuando, você pode aproveitar também para instalar os módulos de memória com a placa ainda fora do gabinete. O chanfro do conector impede que você encaixe um módulo DDR2 (ou DDR3) em uma placa que suporte apenas módulos DDR ou vice-versa, de forma que a principal dica é segurar sempre os módulos pelas bordas, evitando, assim, qualquer possibilidade de danificá-los com estática:

Além da posição do chanfro, outra forma de verificar rapidamente qual o tipo de memória utilizado pela placa, é verificar a tensão, decalcada próximo ao chanfro. Módulos DDR utilizam 2.5V, módulos DDR2 utilizam 1.8V e módulos DDR3 utilizam 1.5V:

Em placas com 4 slots de memória, o primeiro e o terceiro slot formam o canal A, enquanto o segundo e o quarto formam o canal B (ou vice-versa, dependendo da placa). Para usar dois módulos em dual-channel, você deve instalar o primeiro módulo no primeiro slot e o segundo módulo no segundo, populando simultaneamente ambos os canais:

É aconselhável checar as legendas na placa para identificar quais são os slots responsáveis pelo primeiro e pelo segundo banco, já que muitas placas não dão boot se você popular o segundo banco sem popular o primeiro. Um exemplo é a GA-P55-UD3P das fotos, onde os slots são invertidos:

Em caso de dúvidas sobre a instalação em alguma placa específica, você pode confirmar a posição correta na seção “Memory” ou “System Memory” do manual.

Originalmente, era necessário usar dois módulos idênticos dentro de cada par ao usar o dual-channel, mas as placas baseadas em chipsets Intel (do 925X em diante) oferecem suporte ao Flex Memory, que permite misturar módulos de diferentes capacidades e ainda assim manter o dual-channel ativo em modo assimétrico.

Como pode imaginar, o desempenho é mais baixo que ao usar dois módulos idênticos, mas ainda assim é melhor do que usar um único módulo, ou instalar os dois módulos em canais diferentes. Também é possível misturar módulos de frequências diferentes, mas nesse caso a frequência é nivelada por baixo.

Outra observação é que não é obrigatório usar dois módulos em placas dual-channel. O uso de dois módulos é desejável do ponto de vista do desempenho, mas a placa funciona perfeitamente com apenas um. As exceções ficam por conta de algumas placas antigas para Pentium 4, que utilizavam módulos de memórias Rambus. Nelas era realmente obrigatório instalar módulos RIMM em pares e usar terminadores nos soquetes não utilizados. Também é preciso usar módulos em pares em placas soquete 7 antigas, que utilizam módulos de 72 vias.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X