Notebooks: Instalando uma placa wireless mini-pci

Notebooks: Instalando uma placa wireless mini-pci

Hoje em dia, quase todos os notebooks vem com placas wireless “onboard”. Digo entre aspas pois nunca vi um notebook com uma placa wireless realmente onboard. Quase sempre é usada uma placa mini-pci (uma versão miniaturizada de uma placa PCI tradicional, que usa um encaixe próprio), que pode ser substituída como qualquer outro componente.

A antena não vai na própria placa, mas é montada na tampa do monitor, atrás do LCD e o sinal vai até a placa através de dois cabos, que correm dentro da carcaça do notebook.

Estas placas mini-pci levam uma vantagem muita grande sobre as placas wireless PCMCIA por causa da antena. As placas PCMCIA precisam ser muito compactas, por isso invariavelmente possuem uma antena muito pequena, com pouca sensibilidade. As antenas incluídas nos notebooks, por sua vez, são invariavelmente muito maiores, o que garante uma conexão muito mais estável e com um alcance muito maior e ajuda até mesmo na autonomia das baterias.

A maioria dos notebooks fabricados a partir do final de 2002 trazem o slot mini-pci e a antena, permitindo que você compre e instale uma placa mini-pci, ao invés de ficar brigando com o alcance reduzido das placas PCMCIA.

Existem vários modelos de placas mini-pci no mercado, mas elas não são um componente comum, de forma que você só vai encontrá-las em lojas especializadas. Fique de olho no preço: com exceção das Intel IPW (que são as mesmas placas usadas nos notebooks Intel Centrino), elas custam na mesma faixa de preço das PCMCIA.

Para instalar, procure pela tampa do slot mini-pci no seu notebook:

02

Esta da foto é uma placa com chipset Broadcom, que recentemente ganhou um driver nativo para Linux. Não vou falar sobre a questão dos drivers, pois no Windows você só precisa instalar os drivers do CD e no Linux pode consultar o guia de modems e placas wireless que publiquei recentemente: https://www.hardware.com.br/guias/modems-wireless-linux/

03

Não se engane pelas fotos. As placas mini-pci são muito pequenas, quase do tamanho de uma caixa de fósforos e os conectores a antena são quase do tamanho de uma cabeça de alfinete. Eles são frágeis, por isso é preciso ter cuidado ao plugá-los na placa. O fio branco vai sempre no conector no canto da placa e o preto no conector mais ao centro, como na foto:

04

Terminando, falta apenas encaixar a placa no slot (algumas são um pouco difíceis de encaixar), fechar o note e testar.

05

Quase sempre, o notebook tem uma chave ou botão que permite ligar e desligar o transmissor wireless. Antes de testar, verifique se ele está ativado.

Embora as placas mini-pci sejam um componente tão padronizado quanto as placas PCMCIA, sempre existe a possibilidade de algumas placas específicas não serem compatíveis com seu notebook, por isso o ideal é sempre testar antes de comprar, ou comprar numa loja que aceite trocar a placa por outra em caso de problemas.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X