Criando DVDs no Linux com o DeVeDe

Criando DVDs no Linux com o DeVeDe
Recentemente fui pego por um aluno que me veio perguntando “como faço para criar DVDs no Linux?”. A primeira solução que veio na minha cabeça foi o ManDVD, famoso na comunidade do KDE-Apps, por ser cheio de recursos e passo-a-passo. Contudo, um programa ainda mais simples, com pouquíssimas dependências, chamado DeVeDe me surpreendeu pela facilidade de uso e eficiência. Por isso, teve sua popularidade em alta num período de tempo muito curto, entrando para os repositórios Ubuntu, Debian, Fedora e afins em um tempo quase recorde.

O site oficial é o http://www.rastersoft.com/programas/devede.html. Veja a descrição do programa pelo próprio autor:

“DeVeDe é um programa que permite criar vídeo DVDs e CDs, aptos para um reprodutor doméstico, a partir de quase qualquer conjunto de arquivos de vídeo, em qualquer formato reproduzível pelo Mplayer. A grande vantagem sobre outros utilitários é que somente depende de Mplayer, Mencoder, DVDAuthor, VCDImager e MKisofs (bom, e do Python 2.4, PyGTK e PyGlade), pelo que suas dependências são pequenas.”

Para a instalação, o mesmo procedimento de sempre. No Fedora, abra o terminal e, como root, rode:

# yum install devede

No Ubuntu e Debian, rode:

# apt-get update
# apt-get install devede

Para outras distribuições, procure pelo pacote de nome “devede” em seus repositórios padrão.

Após, isso, o programa, que se integra melhor ao GNOME, fica em Aplicações > Som e Vídeo > DeVeDe, e no KDE, em Menu K > Multimídia > DeVeDe. Ele também é acessível através do comando *devede*.

Abrindo-o, a primeira tela que veremos é a de seleção do tipo de projeto que queremos. Veja a tela, auto-explicativa:

Captura_da_tela-Escolha o tipo de disco a ser criado
Clicando em uma das opções, iremos para a parte principal do programa; note a simplicidade do mesmo. Enquanto criamos diversos capítulos no canto superior esquerdo, ao lado deste temos o local onde simplesmente adicionamos os arquivos de vídeo a serem convertidos, mostrando todas as informações logo abaixo.

Captura_da_tela-Estrutura de disco ainda não salva - DeVeDe
Abaixo ainda, temos a utilização do disco, na forma de barra, e ao lado a capacidade a ser escolhida do mesmo. Depois, observa-se três opções: apenas converter para MPEGs compatíveis, apenas criara estrutura do disco ou fazer a imagem ISO do DVD para gravação. Ainda baixo, tem-se as opções de apagar os arquivos temporários e criar uma estrutura de menus. Clicando em “Opções de menu”, temos a tela:

Captura_da_tela-devede
Onde se escolhe fundo do menu, fontes, etc. Voltando à tela principal, na propriedade do título, temos o quadro abaixo, onde se determina o nome do capítulo e a ação após término:

Captura_da_tela-Propriedades do título
Nas propriedades do arquivo, temos uma gama bem diversa de configurações e acertos:

Captura_da_tela-Propriedades do arquivo
tabela1
tabela2
tabela3
tabela4
O programa, principalmente nesta parte, é auto-explicativo. Só para dar uma introduzida, podemos nela alterar taxa de vídeo e áudio, tamanho, formato, qualidade, legendas, e muitas outras opções. Depois de completar suas configurações, basta clicar em “Avançar” para o processo.

Este é o DeVeDe, um programa que destaca-se pela facilidade de uso, simplicidade e eficiência. Se você quer criar DVDs no Linux, esse é um dos fortes candidatos. Divirta-se!

Leia também:
Artigo: Masterizando DVDs com o QDVDAuthor
Dica: Montando um DVD de vídeo na unha, via terminal

Agradecimentos ao carlosfrancoba do fórum Ubuntu-PT

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X