Montando um DVD de vídeo na unha, via terminal

Durante meu recente recesso, me deu vontade de pegar todos os vídeos que tinha guardado aqui em meu HD, e salvá-los em um DVD, não como um disco de dados, mas sim daqueles que você pode inserir no seu aparelho de DVD na sala, e executar como se fosse um filme qualquer, com direito a um menu e divisão em capítulos.

Pois bem, peguei uma dica disponível aqui no GDH, e comecei a fazer meu DVD no aplicativo DeVeDe, já que meu único sistema aqui em casa é um Debian Lenny. Tentei várias vezes, mas na conversão de um arquivo de quase 900 MB, o programa sempre travava. Tentei várias vezes, e nada, até eu usar o ManDVD. E não deu outra: travou de novo na conversão. Como achei que era coisa do meu PC, tentei no notebook que tenho em casa aqui. O resultado foi pior: ao invés do programa travar, o notebook simplesmente desligou.

Cansado e irritado com as interfaces gráficas, segui a dica de nosso querido Ednei Pacheco, e dei um olá para os aplicativos em linha de comando. Parece estranho fazermos algo tão moderno em um método tão antigo, mas o que importa é que isso verdadeiramente funciona: gravei meu DVD rapidamente, sem qualquer tipo de contra-tempo, e o DVD funcionou que era uma maravilha.

Quer ver então como gravar um DVD, a partir de arquivos de vídeo, na unha, na raça, do jeito “cabra macho”? Então vamos lá 🙂

Me baseei em um artigo um pouco obsoleto, cujo autor alega que tentou com vários aplicativos na linha de comando, incluindo o Transcode e Ripmake; mas ambos possuem alguns problemas com determinados formatos, e quando não há este impasse, o desempenho deles não é lá essas coisas, gerando vídeos de qualidades desagradáveis. O autor afirma que a melhor opção foi usar o FFmpeg para fazer a conversão dos arquivos: desempenho ótimo, aceitação de inúmeros formatos, e de quebra, com uma simples tag você converte seus arquivos em formatos MPEG-2 prontos para a gravação no DVD.

Para o Debian, os pacotes necessários são os seguintes:

  • ffmpeg
  • libxvidcore4
  • dvdauthor
  • dvd+rw-tools

Recodificação

Para efetuar a recodificação dos arquivos de vídeo com o FFMPEG, basta rodar o comando:

$ ffmpeg -i video.avi -target dvd -aspect 16:9 -sameq arquivo-para-dvd.mpg

Onde “video.avi” é o arquivo de vídeo que deseja converter, e “arquivo-para-dvd.mpg” é o arquivo de saída. Vale lembrar que a opção -target dvd faz o FFMpeg fazer todo o processo necessário no arquivo, para converte-lo nos padrões do DVD, incluindo a alteração no quadro de vídeo, resolução, reamostragem de áudio, etc. Já o -sameq, segundo a documentação do FFMpeg, “usa no codificador o mesmo fator de qualidade mesmo que no decodificador. Permite-se uma codificação quase sem perdas.” O vídeo resultante possuirá em média a taxa de 25 fps (frames por segundo).

O comando acima pode ser usado inclusive para converter vídeos FLV (Flash) e Real Media (RMVB), basta trocar o nome do arquivo de entrada. Em algumas versões mais antigas do FFMPEG não é possível converter o RMVB, portanto, é necessário usar o mencoder (créditos). Os comandos abaixo servem para codificar qualquer vídeo em formato já específico para DVD também:

$ mencoder -oac lavc -ovc lavc -of mpeg -mpegopts format=dvd:tsaf
-vf scale=720:576,harddup -srate 48000 -af lavcresample=48000
-lavcopts vcodec=mpeg2video:vrc_buf_size=1835:vrc_maxrate=9800:vbitrate=5000:
keyint=15:vstrict=0:acodec=ac3:abitrate=192:aspect=16/9 -ofps 25
-o movie.mpg movie.avi

Para vídeos PAL, ou para NTSC:

$ mencoder -oac lavc -ovc lavc -of mpeg -mpegopts format=dvd:tsaf
-vf scale=720:480,harddup -srate 48000 -af lavcresample=48000
-lavcopts vcodec=mpeg2video:vrc_buf_size=1835:vrc_maxrate=9800:vbitrate=5000:
keyint=18:vstrict=0:acodec=ac3:abitrate=192:aspect=16/9 -ofps 30000/1001
-o movie.mpg movie.avi

Veja uma explicação mais detalhada sobre conversão de vídeos usando o FFMPEG em:
https://www.hardware.com.br/artigos/convertendo-videos-usando-ffmpeg/

Masterização e gravação

Vamos agora partir para a montagem da estrutura do DVD, e consequente gravação em uma mídia DVD virgem. Como dito no início, usaremos para a masterização o dvdauthor.

Primeiramente, crie na partição que escolher, uma pasta para a estrutura:

$ mkdir DVD

Caso o vídeo a ser gravado no DVD seja um só, rode o comando a seguir:

$ dvdauthor –title -f /caminho/para/o/video/arquivo-para-dvd.mpg -o DVD

Mas caso seu DVD seja formado por uma coleção de vídeos (já convertidos),

$ dvdauthor -m -t /caminho/video1.mpg -t /caminho/video1.mpg -o DVD

E assim sucessivamente, repetindo o “-t /caminho/videoX.mpg“. O comando acima inclusive criará um menu rústico para a seleção dos vídeos no aparelho de DVD. Caso não queira, ou seja, se você quiser que o DVD não tenha menu, remova a opção “-m“. E, por último, se você quiser quebrar o DVD em capítulos, adicione ao comando usado acima o --chapters=",05:00,10:00,15:00,30:00,45:00" , onde você pode alterar livremente o tempo em que cada capítulo se inicia.

Para fechar a criação da estrutura, rode:

$ dvdauthor -T -o DVD

Vale lembrar que toda a estrutura de seu DVD está na pasta “DVD”. Se você estiver rodando os comandos acima fora da pasta um nível acima da “DVD”, deverá especificar o caminho completo.

Agora, vamos chamar o growisofs para fazer a gravação para nós. Ele também possui algumas tags que automatizam o processo:

# growisofs -dvd-compat -dvd-video -speed=4 -Z /dev/dvd /caminho/para/a/pasta/DVD/

Caso você queira evitar a linha de comando nesta parte, poderá criar um projeto de DVD de dados em um aplicativo como o K3B, e arrastar o conteúdo da plasta VIDEO_TS, que está dentro da pasta “DVD”. Mas eu prefiro usar o growisofs.

Bom, terminada a gravação, basta inserir o disco em um aparelho convencional de DVD, ou mesmo no seu computador.

Contribuições

Por Ronaldo m. Junior

Para converter um DVD para avi é fácil usando o mencoder. Porém como o DVD normalmente possui vários vídeos (filme, extras, menus, etc) você tem que extrair os que você deseja. Para isso use:

$ mencoder dvd://1 -alang pt -oac mp3lame -lameopts mode=0:br=128:vol=10 -ovc lavc -lavcopts vcodec=msmpeg4:vbitrate=800 -vf lavcdeint,scale -zoom -xy 352 -o video_final.avi

Significado:

dvd://1: Procurar o arquivo VTS_Info do dvd
-alang pt : seleciona o idioma português (dublado)
-oac mp3lame -lameopts mode=0:br=128:vol=10: Codificação de áudio Lame Mp3 128bits (qualidade de CD de áudio), volume padrão
ovc lavc -lavcopts vcodec=msmpeg4:vbitrate=800: Codificação com “msmpeg4″(Divx), poderá trocar para xvid (codec=xvid); vbitrate é qualidade; 800 é o padrão mais poderá abaixar ou aumentar, isso fará que seu vídeo possa ficar maior ou menor, mais qualidade ou menos qualidade
-vf lavcdeint,scale -zoom -xy 352: resolução; poderá trocar por 640, 720 etc….

Por Markolopa

Para DVDs eu uso em geral o todisc. Eu preparo os arquivos com ffmpeg para ficarem compatíveis com DVD, depois rodo um comando do tipo:

$ todisc -noask -pal -aspect 4:3 -files c1996*.mpeg -titles -titles c1996*.mpeg -menu-title “1. Casamento de Maria e Leonardo” -chain-videos -switched-menus -3dthumbs -out dvd-dir

O resultado é um DVD com um menu animado com o início das cenas dos MPEGs. Fica super legal.

Boa diversão!

Leia também:
Artigo: Convertendo vídeos usando o FFMPEG
Artigo: WinFF: um conversor de vídeos fácil, aberto e multiplataforma
Artigo: Masterizando DVDs com o QDVDAuthor
Dica: Criando DVDs no Linux com o DeVeDe

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X