Usando um smartphone ou tablet Android como segundo monitor

Usando um smartphone ou tablet Android como segundo monitor

Tempos atrás, a Samsung junto com alguns outros fabricantes apareceram com a ideia de vender pequenos monitores USB, que poderiam ser usados como telas secundárias. A ideia até que não era ruim, mas o fato de eles serem relativamente caros e compatíveis apenas com o Windows fez com que a ideia nunca caísse no gosto do público.

Se você já tem um telefone ou tablet com o Android, você pode reciclar a ideia, usando-o como uma segunda tela para o PC ou notebook. Apesar da ideia de uma telinha de 4 ou 7 polegadas ao lado da tela principal parecer estranha à primeira vista, ela acaba sendo bastante útil, pois pode mostrar uma janela de chat, monitores de sistema, logs, uma janela do editor de texto para fazer anotações, o cliente de e-mails e assim por diante, permitindo que você se concentre no que está fazendo e ao mesmo tempo não perca de vista alguma outra coisa de que precisar.

No Linux, precisaremos de apenas dois pacotes: um servidor VNC (pacote “tightvncserver”) e o x2vnc (http://linux.die.net/man/1/x2vnc), que podem ser instalados diretamente através do gerenciador de pacotes em praticamente qualquer distribuição.

O primeiro passo é abrir uma sessão do VNC com a mesma resolução de tela do telefone, como em:

$ vncserver -geometry 854x480 -alwaysshared

(a opção -alwaysshared permite que mais de um cliente se conecte à sessão simultaneamente, vamos precisar dela para nos conectarmos a partir do x2vnc).

O passo seguinte é se conectar a ela no Android usando um cliente VNC. Uma boa opção é o androidVNC (disponível no Market) que é simples, gratuito e sem frescuras. Ao configurar a conexão, não se esqueça de que a porta de conexão muda de acordo com o número da sessão: 5901 para a sessão :1, 5902 para a sessão :2 e assim por diante. Naturalmente, é preciso que o Android esteja conectado na mesma rede que o PC via Wi-Fi.

Por enquanto, temos nada mais do que uma sessão remota do VNC, que não tem muita utilidade, uma vez que estamos na frente do micro. A “mágica” acontece ao ativa o x2vnc, o que faz com que o sistema passe a reconhecer a sessão como um segundo monitor, passando o cursor do mouse para a tela do telefone ao arrastá-lo para um dos cantos da tela. Basta fazer o x2vnc se conectar ao localhost, especificando o número da sessão, como em:

$ x2vnc localhost:1

Por default, o x2vnc coloca a segunda tela à direita da principal, o que é um pouco estranho se você tiver colocado o telefone na base da tela como na foto, uma vez que o mouse vai para ele ao chegar ao canto direito da tela, e não na base inferior como seria mais natural. Você pode ajustar isso adicionando as opções -north (acima), -south (abaixo), -east (à direita), -west (à esquerda), como em:

$ x2vnc localhost:1 -south

Além de apoia-lo na base da tela, você pode também improvisar uma base para colocar o telefone em cima ou à direita da tela principal, o que pode dar bons resultados:

Se você estiver achando as letras muito miúdas, experimente usar uma resolução equivalente a um quarto da tela ao abrir a seção do VNC. Apesar do menor espaço útil, ela oferecerá um DPI mais baixo, com fontes e ícones com um tamanho mais próximos dos da tela principal:

$ vncserver -geometry 400x240 -alwaysshared

Além de se comportar como um desktop separado, permitindo rodar aplicativos diferentes, o touchsreen do telefone continua ativo, permitindo também que você controle a sessão usando toques na tela. Devido ao uso do VNC, as atualizações de tela não são tão rápidas, por isso não dá para usar a segunda tela para assistir vídeos ou animações, mas ela funciona muito bem para aplicativos em texto.

O uso como segunda tela é uma boa opção para quem tem um Motorola Droid ou outro aparelho com um dock, já que além de servir como um suporte, o dock mantém o aparelho sempre carregado.

Continuando, é possível fazer a mesma coisa no Windows usando o Demoforge Quasar Display (http://www.demoforge.com/sdk/dfquasar-setup-1.1.69.0.exe) e o TightVNC. Nesse caso, use o Quaser Display para criar um monitor virtual e altere o atalho para iniciar o TightVNC para incluir o parâmetro “DISPLAY2”, como em:

winvnc4.exe -displaydevice \\.\DISPLAY2

A partir daí, basta se conectar à sessão do VNC no Android.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X