Logo Hardware.com.br
Responder
colinergico
colinergico Membro Senior Registrado
410 Mensagens 0 Curtidas
#2 Por colinergico
09/05/2006 - 16:35
"X Window System, X-Window, X11 ou simplesmente X é uma interface gráfica com o conceito de janelas. Originalmente chamado simplesmente de X, foi desenvolvido no MIT em 1984. Atualmente está na versão 11, por isso carrega no nome este número.

X-Window é o toolkit e protocolo standard para GUI nos sistemas Unix e assemelhados, como o Linux, mas existem versões para outros sistemas operacionais, como o Microsoft Windows e o Mac OS, por exemplo.

Os servidores do sistema X-Window são executados em computadores com displays baseados em mapas de bits. O servidor distribui as ações de entrada do usuário (mouse e teclado) e aceita os pedidos de saída através de vários programas clientes através de uma variedade de diferentes canais de comunicação entre processos. Mesmo sabendo que o caso mais comum de uso é de programas clientes rodando na mesma máquina do servidor, os clientes podem rodar de forma transparente em máquinas diferentes (inclusive com arquiteturas e sistemas operacionais diferentes).

X funciona segundo o modelo cliente-servidor : o servidor X recebe os pedidos via uma porta, um cliente X se conecta ao servidor X e envia-lhe seus pedidos utilizando o protocolo X através da biblioteca X (Xlib). Este modelo de comunicação permite o uso de janelas de modo transparente via rede.

X (como é comumente chamado) suporta operações de janelas (overlapping hierarchical subwindows) e operações de texto e gráficos, em displays preto e branco ou coloridos.

O número de programas que utilizam o X é enorme."

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/X11
Marcelo de Matos Soeiro
Marcelo de M... Super Zumbi Registrado
13.3K Mensagens 159 Curtidas
#4 Por Marcelo de M...
09/05/2006 - 19:10
Perfeitamente, sem ele, não roda nada que seja gráfico. GNOME, KDE, XFCE, Window Maker, Flux Box, etc, todos necessitam do X para funcionar. Ao contrário do Windows, onde a interface gráfica é o próprio sistema, no Linux, ela é apenas parte, podendo-se optar por não utilizá-la.
Fique com Deus.
Mandriva 2010.2 | GNOME 2.30 | Xfce 4.6.1 | KDE 4.5.5
Linux User 169925
E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; (Jl 2:32)
peczenyj
peczenyj Geek Registrado
3K Mensagens 75 Curtidas
#7 Por peczenyj
10/05/2006 - 01:19
sDobrado
Pegando carona na pergunta, algo que eu sempre pensei...

Existem alternativas ao X?
Vc poderia usar SVGAlib. O programa ZGV usa esta biblioteca para mostrar fotos (jpeg) no modo texto - sem X.

Entretanto se vc tivesse um 'window manager' escrito todo em SVGAlib vc não poderia usar a grande maioria dos programas feitos para rodar em X. Vc teria que reescrever um monte de coisa.

Se não me engano, o Aqua do Macos e o Photon do QNX são diferentes do X11, poderiam ser teoricamente portados para o linux e servir de alternativa, mas não tenho certeza.
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal