Logo Hardware.com.br
barbadocalango
barbadocalan... Novo Membro Registrado
5 Mensagens 0 Curtidas

Placa mãe queimou! Culpa da fonte?

#1 Por barbadocalan... 11/06/2010 - 02:59
Vou explicar minha situação.

Bem, eu tinha uma máquina com a segunte configuração:

Sistema operacional - Windows Xp Sp2

Placa mãe - GA-945GCMX-S2 da Gigabyte

Placa de Vídeo - XFX GeForce 8600 GT 1gb

Processador - Pentium Core 2 Duo

RAM - 2gb kingston

1 Hd IDE de 80 GB

1 HD SATA de 160 GB.

Fonte real Extream de 450w.

Um belo dia, depois de 1 ano de uso, minha placa mãe queimou 2 capacitores e o seu chipset tmb(levei a um técnico q conserta placas mãe, ele que deu o diagnóstico).
Fiquei desconfiado que poderia ter sido por causa da pouca potência da minha fonte real (só 450w), pois já ouvi histórias que uma fonte com pouca potência (por mais contraditório que possa parecer) pode queimar algum componente. Como não entendo nada de fonte, vim aqui saber a opinião de vcs...
Não acredito que possa ter sido por conta da qualidade da placa mãe, até mesmo pq diziam, na época que comprei, que a Gigabyte era boa...

Estou para comprar uma outra placa mãe nova, pois estou na esperança de que só queimou a placa mãe mesmo. (pelo menos a fonte tá perfeita, estou usando numa placa mãe antiga aqui!)

Enfim, será que foi por causa disso mesmo? Minha fonte que foi o problema?
Responder
Rare Earth
Rare Earth Geek Registrado
1.1K Mensagens 196 Curtidas
#3 Por Rare Earth
11/06/2010 - 03:40
Pode ter certeza que 450W é potencia de sobra para sua configuração. Verifique se sua fonte está realmente funcionando corretamente, pois acabei de trocar uma placa identica a sua ( upgrade) fiquei com ela por 2 1/2 anos com uma fonte 7team 350W e nunca tive problemas com a placa. A proposito: uma segunda opinião sempre é bem vinda, peça outro diagnostico. Abraços.
"If we do the same thing over and over, something different will happen." Albert Einstein
Death Spirit
Death Spirit Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 67 Curtidas
#4 Por Death Spirit
11/06/2010 - 08:47
Culpa da fonte não foi amigo, aqui em casa uso na minha segunda configuração uma fonte de potencia real de 300W de uma marca que nem tem muito renome na area de fontes (WiseCase) e mesmo assim nunca tive problemas com ela... sempre estavel e mantendo bem o PC ate mesmo com overclock em tudo dele... pode ser que o problema tenha sido causado devido a altas temperaturas, pois esse é o unico ponto negativo da minha Gigabyte, esquentar de mais..
Ranking Mundial de overclock em Pentium 4 3.0Ghz Prescott @ Air Cooling
bom_trabalho.gif
http://hwbot.org/benchmark/cpu_frequency/rankings?hardwareTypeId=processor_343#start=0#interval=20#coolingType=2
OverBR-Team punk.gif
barbadocalango
barbadocalan... Novo Membro Registrado
5 Mensagens 0 Curtidas
#5 Por barbadocalan...
11/06/2010 - 18:59
Mambembe, eu não tenho nenhum protetor "anti-surto", como vc disse. Só uso o estabilizador mesmo.
E ela queimou numa época que tava chovendo bastante aqui no RJ e que tava faltando luz direto (em janeiro, se não me engano). Porém, no dia que ela "foi pro saco" mesmo, não tinha faltado luz. Enfim, acho que talvez possa ter sido um surto de energia mesmo...
Oq vcs me aconselham para eu colocar no lugar do meu estabilizador? Filtro de linha segura mais do que estabilizador? Ou o negócio é eu partir mesmo pra um Nobreak?

Abraços.
mambembe
mambembe Tô em todas Registrado
1.3K Mensagens 108 Curtidas
#6 Por mambembe
11/06/2010 - 19:16
Eu sou do Rio também. Olha, a melhor solução mesmo, e também a mais barata, é um protetor contra surtos. A melhor marca para 110V é a APC. Show de bola.

Só tem um problema, a APC (que é americana) parou de trazer os filtros dela para cá. Vai ser difícil pra caramba encontrar um. Agora, só importando.

Você também pode usar um da Clamper, só que esses são projetados para 220V, o que não é o ideal. Mas é muito melhor isso do que não ter proteção nenhuma.

Um bom lugar para importar um filtro APC é a Mouser. Já comprei lá, chegou rápido e direitinho. O duro é pagar os impostos de importação... Em compensação, você vai ter um filtro excelente e apropriado para 110V.

Abraços.

logout for good tchau.gif boa.gif feliz.png
Fontes - Estabilizador
jesxmaa
jesxmaa Veterano Registrado
1K Mensagens 20 Curtidas
#7 Por jesxmaa
11/06/2010 - 19:42
barbadocalango disse:
Mambembe, eu não tenho nenhum protetor "anti-surto", como vc disse. Só uso o estabilizador mesmo.
E ela queimou numa época que tava chovendo bastante aqui no RJ e que tava faltando luz direto (em janeiro, se não me engano). Porém, no dia que ela "foi pro saco" mesmo, não tinha faltado luz. Enfim, acho que talvez possa ter sido um surto de energia mesmo...
Oq vcs me aconselham para eu colocar no lugar do meu estabilizador? Filtro de linha segura mais do que estabilizador? Ou o negócio é eu partir mesmo pra um Nobreak?

Abraços.


Eis o motivo do problema! instabilidades na linha + estabilizador é uma equação mortal que resulta em duas coisas: a fonte queima ou a placa queima. em eventos raros queimam os 2 até.

a questão de uso de estabilizadores ja foi amplamente discutida aqui no forum em varios topicos, e frequentemente vejo casos dessa cultura quase que exclusivamente brasileira de usar estabilizador ( Maldita inclusão digital! ), muitos de nós ja até botamos um atalho rápido sobre isso na propria assinatura (veja a minha ai em baixo e vc verá varias razões para jogar essa tralha no valão mais próximo).

emfim, o auto-transformador do estabilizador, na tentativa de chavear as tensões adequadas durante os surtos de energia, gerou picos de até mil volts (é isso mesmo q vc leu, ele gera pulsos rápidos que chegam a ultrapassar os 1000 Volts durante os clecks clecks que vc ouve, tudo diretinho pra sua fonte, e portanto à placa mãe. esses surtos de tensão estrondosos danificam os capacitores e os circuitos reguladores de tensão próximos ao procesador, e frequentemente o chipset tb. em casos menos frequentes, porém normais até, o processador tb queima).

Game Over!

Estabilizador 1 x Computador 0

PWNED!

K.O
Xupeta
Xupeta Veterano Registrado
802 Mensagens 32 Curtidas
#8 Por Xupeta
11/06/2010 - 19:53
É, experimente passar a não usar estabilizador, use o filtro de linha mesmo. E defeitos desse tipo podem acontecer em qq equipamento eletrônico, o problema é qdo um defeito está prestes a se manifestar e não se manifesta, fica acumulando vários outros até que um deles "explode". Note as condições em que vc usava a máquina, com chuvas fortes e falta de luz constante (tb sou do Rio), é igual ao que acontece, por exemplo, com lâmpadas incandescentes: ela queima qdo se liga a energia elétrica devido ao estresse térmico a que é submetida qdo é ligada, onde ela suporta, por alguns momentos, uma corrente de 1,5 a 3 vezes maior do que ela foi projetada para funcionar. Vai juntando isso pelos meses em que ela funciona e um dia o filamento rompe e não é defeito nem dela nem da energia elétrica...
jesxmaa
jesxmaa Veterano Registrado
1K Mensagens 20 Curtidas
#9 Por jesxmaa
11/06/2010 - 20:00
sábios comentários companheiro Xupeta.

O mais certo em questões de segurança é não usar nem estabilizadores e nem no-breaks, mas sim uma boa fonte com circuito PFC ativo e um bom filtro de linha.

lembrem-se que um no-break é um estabilizador com bateria. e um agravante: a maioria dos modelos, qdo a energia cai, precisa usar a bateria, mas como a fonte usa corrente alternada, o nobreak liga seu alternador, e aí tem um calcanhar de aquiles: as ondas geradas pelo no-break não são senoidais bonitinhas igual na tomada, mas são ondas quadradas, parecido com um sinal de clock digital. o que faz a fonte ter um bocado de trabalho e diminui bastante a eficiência energética dela.
mambembe
mambembe Tô em todas Registrado
1.3K Mensagens 108 Curtidas
#10 Por mambembe
11/06/2010 - 20:02
jesxmaa disse:
emfim, o auto-transformador do estabilizador, na tentativa de chavear as tensões adequadas durante os surtos de energia, gerou picos de até mil volts (é isso mesmo q vc leu, ele gera pulsos rápidos que chegam a ultrapassar os 1000 Volts durante os clecks clecks que vc ouve, tudo diretinho pra sua fonte, e portanto à placa mãe. esses surtos de tensão estrondosos danificam os processadores e os circuitos reguladores de tensão próximos ao procesador, e frequentemente o chipset tb. em casos menos frequentes, porém normais até, o processador tb queima).

E o pior de tudo é que um nobreak não passa de um "estabilizador com bateria". Eu uso um nobreak até razoável, que gera onda senoidal pura, mas mesmo assim, não tem conversa: tem um protetor APC (bem forte) antes dele e um (PRO7) depois. Os equipamentos estão ligados nesse segundo filtro.

A razão desse esquema está no post acima...

logout for good tchau.gif boa.gif feliz.png
Fontes - Estabilizador
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal