Logo Hardware.com.br
Marcos FRM
Marcos FRM Highlander Registrado
10.3K Mensagens 712 Curtidas

Usando o GParted com o Parted Magic

#1 Por Marcos FRM 19/08/2010 - 12:58
Download

Primeiramente, o GParted só consegue trabalhar com partições que estejam desmontadas. Então, a melhor forma de executa-lo é através de algum live CD. Existem vários deles. Usarei o Parted Magic, o meu preferido, pois é leve e sempre traz versões atualizadas dos programas.

O Parted Magic pode dar boot a partir de CD ou pendrive. Com pendrive envolve a instalação do boot loader, por isso usarei o CD, visto que basta gravar a imagem e pronto. Sem complicações.

Vá à página de download e baixe o arquivo ISO: http://partedmagic.com/download.html

É o primeiro link, pmagic-x.y.iso.zip. Descompacte e grave-o usando seu programa de gravação predileto.


Alinhamento

Nos primórdios, os HDs eram acessados usando o endereçamento Cylinder/Head/Sector (CHS). À medida que a capacidade de armazenamento dos discos foi aumentando, este endereçamento passou a ser insuficiente e então surgiu o LBA (Logical Block Addressing). Depois de alguns problemas/limitações de implementação inciais (como as barreiras dos 8/32/128GB), o novo padrão de endereçamento substituiu por completo o antigo. Por causa da eterna carga de legado que os PCs precisam carregar, os BIOS, hoje, ainda suportam o endereçamento CHS, para uso com sistemas operacionais obsoletos. Com LBA o sistema operacional enxerga simplesmente uma sequência de setores, numerados de forma crescente a partir do número 0. E pronto! Nada mais daquela confusão de anteriormente.

Bom, mas o que é o alinhamento? Alinhamento é a posição no disco onde começam as partições. Por causa do legado jurássico do enredeçamento CHS, muitos programas particionadores até pouco tempo, mesmo depois do LBA estar plenamente estabelecido, colocavam o início da primeira partição no setor número 63, que equivale a um cilindro do tempo do CHS, algo sem sentido hoje em dia, usado por motivos puramente históricos. Caso existam mais partições no disco, elas também começarão num setor que seja o começo de um cilindro.

Em princípio não tem problema, certo? E realmente não teve. Até a Western Digital (e recentemente a Seagate) começar a colocar no mercado HDs com setores físicos de 4KiB. Daí passou a existir um problema bem grande...

Como, no momento, os sistemas operacionais entendem apenas setores de 512 bytes, passou a existir uma camada de emulação, feita pelo firmware do HD. Os setores físicos são de 4KiB, porém o firmware apresenta para o sistema operacional setores tradicionais de 512 bytes.

Nos HDs com setores físicos de 4KiB, o começo da partição precisa estar exatamente em cima do começo de um dos setores físicos. Assim, o máximo desempenho é atingido:

Imagem
Partição alinhada - os clusters do sistema de arquivos batem com os setores físicos

Se não estiver, então cada cluster do sistema de arquivos (também 4KiB) passa a ocupar, depois da camada de emulação, dois setores físicos (um pedaço de cada um) e isso causa perdas de desempenho terríveis, visto que a placa lógica precisa ler dois setores físicos (8KiB) para tirar apenas 4KiB de dados. Na gravação é pior ainda, pois além da perda de desempenho existe um risco de perda de dados associado (num desligamento incorreto), pois para gravar 4KiB de dados (um cluster do sistema de arquivos), a placa lógica precisa gravar dois setores (8KiB), regravando também os outros 4KiB de dados que não fazem parte do cluster que está sendo modificado -- isso é chamado de read-modify-write cycle e é péssimo. Esquema de uma partição desalinhada, onde os clusters não batem com os setores físicos:

Imagem
Partição desalinhada -- péssimo desempenho

O Windows consegue dar boot em partições que não estejam alinhadas em cilindros desde o Windows XP. Windows 2000 e anteriores obrigatoriamente precisam usar o particionamento antigo, com alinhamento por cilindros. Como são sistemas decrépitos, excetuando-se algum caso muito específicio, não vale a pena dar atenção a eles. O Grub também não tem dificuldade e não é problema para as distribuições Linux. Ou seja, não existe razão para manter o particionamento com alinhamento por cilindros nos dias de hoje.

No novo alinhamento, inaugurado pelas ferramentas de particionamento do Windows Vista, a partição inicia no setor número 2048 da camada de emulação, ou seja, dos setores de 512 bytes, que equivale a 1MiB. Caso existam mais partições no disco, o começo das demais também precisa ser alinhada, começando em setores que batam com o começo de um setor físico. Para saber se um determinado setor de 512 bytes é ou não o começo de um setor físico de 4KiB, existe um cálculo simples: (n x 512)/4096 -- onde "n" é o número de um setor de 512 bytes. Se retornar um número sem casas decimais, então o setor bate com o início de um setor físico. Do contrário, não. O Windows Vista faz também esse alinhamento das partições adicionais, caso existam. Todos os Windows posteriores herdaram a característica e estão isentos de problemas com os novos HDs. Nas distribuições Linux, o Ubuntu adotou o novo particionamento a partir da versão 10.04. O novo alinhamento não causa efeitos colaterais em discos com setores físicos de 512 bytes, que ainda são maioria.

A partir do GParted 0.6.0 foi adicionado o alinhamento "por MiB", como é chamado, que é o mesmo esquema do Windows Vista e posteriores. Com ele, todo o começo de partição estará coincidindo com um setor físico de 4KiB. Devido a alguns bugs graves presentes na versão 0.6.0, é altamente recomendável usar a versão 0.6.2 (última no momento) ou superior.

O GParted só alinha novas partições, ou partições existentes que tenham seu início movido. Por padrão é usado o novo alinhamento e não existe motivo para mudar.


GParted

Primeiro carregamos o Parted Magic. A partir da versão 5.0 o sistema está parcialmente traduzido para o português do Brasil. Basta, nas opções, selecionar a primeira opção chamada "Language" e dentro dela "Brazilian". Essa opção faz o Parted Magic rodar direto da memória RAM e precisa de 192MB de memória ou mais. A versão do Parted Magic usada foi a 5.2, que vem com o GParted 0.6.2.

Imagem
Imagem
Opções de boot

Terminado o boot, temos a área de trabalho do Parted Magic.

Imagem
Área de trabalho

O GParted aparece como "Editor de Partições".

Imagem
GParted

O funcionamento do programa é simples. Clique com o botão direito sobre a partição/espaço vazio que pretende alterar e use as opções disponíveis.

Partições montadas aparecerão com uma cadeado ao lado do nome do dispositivo. Para desmontar, clique com o botão direito e selecione "Desmontar".

Imagem

Imagem

Em HDs novos ou que tenham sido zerados, aparecerá o ponto de exclamação com este:

Imagem

Ele é indicativo que não existe uma tabela de partições no disco e se você tentar criar uma partição aparecerá a mensagem:

Imagem

Como o aviso indica, é só ir em "Dispositivo -> Criar tabela de partição..." e confirmar na seguinte tela:

Imagem

Imagem

Por padrão é criada uma tabela de partição msdos, ou seja, o tradicional esquema de particionamento amplamente compatível. É o recomendável. Existem outras opções (em "Avançado"), como a tabela GPT, porém o suporte não é tão amplo e deve ser usada só se você souber o que estiver fazendo.

Mesmo que o HD não esteja vazio, quando você quer excluir todo o particionamento atual e recomeçar do zero, use a opção "Dispositivo -> Criar tabela de partição...".

Vamos agora a um exemplo de criação de uma partição EXT4 usando metade do disco.

Imagem

Imagem

Imagem
As modificações são aplicadas apenas quando o botão "Aplicar" é pressionado

Imagem

Imagem

Feche o GParted e reinicie/desligue.

Imagem ... Imagem


Redimensionamento de partições existentes é praticamente a mesma coisa, basta usar a opção "Redimensionar/Mover".

Sistemas de arquivos Linux são verificados automaticamente em busca de erros (fsck) antes de serem redimensionados. No caso de partições NTFS do Windows, não existe um chkdsk para Linux. O ntfsresize faz uma verificação superficial apenas. Por isso, por segurança, é recomendado rodar o chkdsk no Windows antes de usar o GParted para redimensionar partições NTFS. Ao contrário da crença popular, desfragmentação é desnecessária, de acordo com os próprios desenvolvedores. Veja a man page do ntfsresize: The ntfsresize program safely resizes Windows XP, Windows Server 2003, Windows 2000, Windows NT4 and Longhorn NTFS filesystems without data loss. All NTFS versions are supported, used by 32-bit and 64-bit Windows. Defragmentation is NOT required prior to resizing because the program can relocate any data if needed, without risking data integrity.

Evite mover o início de partições existentes, pois o volume de dados que precisará ser movido torna o processo mais propenso a erros. Sempre que possível, redimensione partições alterando onde ela termina, ou seja, movendo o lado da direita.

É isso. O GParted é um programa simples e funcional. Espero que este tutorial tenha dado uma base de como o programa funciona.

Tecnicamente, o GParted é uma interface em GTK+ que usa a libparted em conjunto com as ferramentas específicas de cada sistema de arquivos, e2fsprogs (EXT2/3/4), ntfsprogs (NTFS), dosfstools (FAT), xfsprogs (XFS), jfsutils (JFS), etc.

Mais uma coisa. Ainda é comum ver o pessoal recomendando o uso do Partition Magic. Contudo, eu sugiro fortemente que o Partition Magic não seja usado. É um programa que foi descontinuado em 2004 pela Symantec e os bugs se acumulam desde lá, além dele nem saber o que é o novo alinhamento por MiB. Boas alternativas pagas ao GParted: EASEUS Partition Master, Acronis Disk Director, Paragon Partition Manager.

IMPORTANTE: Sempre tenha backup dos seus dados antes de usar qualquer programa de edição de partições!

Marcos FRM
19/08/2010
Responder
Denilson Marcos
Denilson Mar... Super Zumbi Registrado
9.3K Mensagens 409 Curtidas
#2 Por Denilson Mar...
19/08/2010 - 13:27
Muito bom Marcos,

O Parted Magic é uma das ferramentas que mais utilizo em manutenções.

Tenho um Pen drive com ele.

Para usar pelo Pen drive, é só seguir o caminho:

* Insira um pen drive com sistema de arquivos FAT (não é necessário que esteja vazio)

* Faça o download da versão USB no link: download

* Extraia as pastas "boot" e "pmagic" para a raiz do pen drive.

* Extraia também a pasta "syslinux", que fica dentro da pasta "boot" para o C:.

* Entre no prompt de comando, acesse o diretório da pasta syslinux (c:\syslinux, extraido anteriormente) e digite:

syslinux.exe -d \boot\syslinux-ma X:, onde "X" é a letra do Pen drive.

Agora basta dar o boot pelo Pen drive e aproveitar as ferramentas (testdisk, gParted, Partimage, etc...).
GNMilasi
GNMilasi Cyber Highlander Registrado
26.9K Mensagens 2.7K Curtidas
#6 Por GNMilasi
20/08/2010 - 14:29
Marcos FRM disse:
Obrigado.

Adicionei uma nota sobre o Partition Magic no final do texto, o morto-vivo que ainda assomba os HDs por aí...


Muita gente realmente ainda indica o Partition Magic para o XP, Vista e Seven!
No XP até que funciona (usava muito e sempre indicava prá outras pessoas), mas ele é totalmente incompatível com o Vista e o Seven!
Afirmo isto por experiência própria!
Outra é que eu não sabia que ele possui esse bug do alinhamento!
Bom saber disso!
Obrigado por nos avisar!
Abraços!
Marcos FRM
Marcos FRM Highlander Registrado
10.3K Mensagens 712 Curtidas
#8 Por Marcos FRM
20/08/2010 - 19:52
Baixei a versão Home do EASUS e ele inicia a partição no setor 63, logo acho que não. Nos demais não consegui testar, pois as versões demo não permitem fazer nada. Coloquei mais como referência de programas pagos atualizados, já que o Matusalém Partition Magic gosta de sair da tumba e vagar pelos fóruns de informática. Mesmo que eles ainda não adotem o novo alinhamento, pelo menos não colocam tudo em risco como o Partition Magic, que está bugado até a medula.
...
GNMilasi
GNMilasi Cyber Highlander Registrado
26.9K Mensagens 2.7K Curtidas
#9 Por GNMilasi
20/08/2010 - 20:20
Fergo disse:
Excelente tópico Marcos. Utilizo o EASUS, sabe me dizer se ele leva em consideração esse alinhamento (vi que você o recomendou, mas não sei se ele possui essa característica)?

Fergo


Agora eu tb fiquei confuso e acredito que haja desalinhamento nos 2 HD com 2 partições cada que tenho, verifiquei as propriedades de cada partição com o EASEUS Partition Master 6.0.1 Professional Edition e a 1º partição do HD0 não bate com a 1º partição do HD1...

Também não sei se estou olhando no lugar correto!

Marcos FRM, como podemos ver isso?

EDIT... Olhe a confusão das 4 partições (2HDs com 2 partições cada um):

Imagem
1ª Partição do HD0 que está com o Windows XP

Imagem
2ª Partição do HD0 que está com o Windows XP

Imagem
1ª Partição do HD1 que está com o Windows 7

Imagem
2ª Partição do HD1 que está com o Windows 7

Abs!
GNMilasi
GNMilasi Cyber Highlander Registrado
26.9K Mensagens 2.7K Curtidas
#11 Por GNMilasi
20/08/2010 - 21:00
Marcos FRM disse:
É em "Partition Info", depois "Start Sector" se não me engano.


Blz! Verei aqui e postarei as imagens:

Imagem
1ª Partição do HD0 que está com o Windows XP


Imagem
2ª Partição do HD0 que está com o Windows XP


Imagem
1ª Partição do HD1 que está com o Windows 7


Imagem
2ª Partição do HD1 que está com o Windows 7


E agora dá para compreender?


Abs!
Marcos FRM
Marcos FRM Highlander Registrado
10.3K Mensagens 712 Curtidas
#12 Por Marcos FRM
20/08/2010 - 23:18
A partição C usa o alinhamento do XP, começa no setor 63.

A partição D usa o alinhamento novo, começa no setor 2048.

As demais tem que calcular. Porém posso supor que se uma foi feita com as ferramantas do XP, estará alinhada em cilindros. Enquanto a outra, se foi feita com as ferramentas do 7, estará alinhada em MiB.

Contudo, vale lembrar que o novo alinhamento só é obrigatório se seu HD usar setores físicos de 4KiB. Se for HD com setores tradicionais de 512 bytes, é opcional. É opcional porém ao mesmo tempo é uma boa idéia ir conhecendo ferramentas que usem-o, pois a meia dúzia de modelos de HDs com setores de 4KiB que existe no mercado hoje transformar-se-á em dezenas, centenas, daqui a pouco.
...
GNMilasi
GNMilasi Cyber Highlander Registrado
26.9K Mensagens 2.7K Curtidas
#13 Por GNMilasi
20/08/2010 - 23:42
Por essas informações dá para concluir que são HDs com setores tradicionais, né?

Imagem

Imagem

Outra coisa, se fosse com você, formataria os dois HDs no novo padrão ou deixaria como estão? Para mim não será problema formatar os dois HDs pois tenho poucos programas instalados e as coisas mais importantes já estão salvas em DVDs!

Abs!
GNMilasi
GNMilasi Cyber Highlander Registrado
26.9K Mensagens 2.7K Curtidas
#15 Por GNMilasi
22/08/2010 - 12:09
Marcos FRM disse:
Sim, setores de 512 bytes: http://www.seagate.com/docs/pdf/datasheet/disc/ds_barracuda_7200_12.pdf

Eu não particionaria novamente. Em um fim de semana chuvoso, se você estiver entediado, quem sabe...


Obrigado, Marcos FRM!
Por incrível que pareça ontem foi de muitas emoções (farra das brabas, all night long, sucos de frutas), estou entendiado porque queria continuar rs e hoje está um dia chuvoso! Sério mesmo!
Vou ler seu tutorial novamente e detonar os HDs do modo correta pois aquele cálculo retorna casas decimais e tipo sou um cara chato por ser perfeccionista, daí quero fazer do modo correto!
Pena você não está online para me dá uma força!

EDIT: Outra dívida, predendo criar 2 partiçoes primarias em cada HD, em todas elas sempre é necessário colocar 1 MiB no campo "Espaço livre antes: (MiB)????????
Abs!
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal