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Flavio_vivinho
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Free lancer em segurança digital e rede, quanto cobrar?

#1 Por Flavio_vivin... 09/01/2012 - 14:10
Olá, pessoal!
Estou começando a prestar serviço para uma empresa de Instalação e monitoramento de câmeras...

A minha parte é fazer as configurações de rede (rotear e configurar o modem), para liberar o dvr para acesso remoto via http.

Gostaria de saber qual seria um preço justo, tanto para o cliente quanto para mim para eu fazer este serviço. Já tenho um bom conhecimento em rede, mas com DVRs ainda é novo para mim...

Para rotear um modem e fazer configurações simples de rede cobro +- R$ 50,00; e para este serviço, como vai trabalhar configuração mais "pesada" no modem e sincronizar isto no dvr, estava pensando em cobrar uns R$ 80,00... este preço seria abusivo, justo ou barato?

Desde já agradeço a atenção e ajuda de todos.
Até+
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Quemel
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#2 Por Quemel
11/01/2012 - 09:58
Flavio_vivinho
Para rotear um modem e fazer configurações simples de rede cobro +- R$ 50,00; e para este serviço, como vai trabalhar configuração mais "pesada" no modem e sincronizar isto no dvr, estava pensando em cobrar uns R$ 80,00... este preço seria abusivo, justo ou barato?

Desde já agradeço a atenção e ajuda de todos.
Até+


Caro Flavio, salve!

O valor de R$ 80 por hora está muito bom para quem ainda está aprendendo.

Quando comecei em 1994 cobrava R$ 15 por quatro horas.

Bração e boa $orte,
Quemel ze_bonitinho.png
JoaoNeto
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#3 Por JoaoNeto
11/01/2012 - 10:13
Vou por aqui o que venho postando em tópicos semelhantes. Lembrando que os números são fictícios, escolhidos apenas por eu achar mais fácil de trabalhar com eles e, assim, de assimilar a ideia da fórmula.

Como cobrar:

Calcule todos os seus custos que você tem para trabalhar durante um mês, tendo serviço ou não. Aqui entra coisas como conta de energia, água, telefone, internet, seu salário (isso mesmo, quanto quer ganhar por mês, mas seja realista, não vai por vinte mil por mês), encargos trabalhistas (INSS...) aluguel do seu local de trabalho, ferramentas e softwares (média mensal), material de escritório (tinta, papel ...), contador. Vamos supor que deu R$ 1700,00 por mês.

Agora calcule quantas horas deseja trabalhar por mês. Suponhamos 100 horas.

Pegue o valor das depesas (exemplo, R$1700,00) e divida pelo número de horas trabalhadas (exemplo, 100 horas). Dá quanto? R$17,00, que poderia muito bem ser arredondado para R$20,00.

Pegue o valor da hora técnica (R$20,00 do exemplo) e multiplique pelo número de horas que o serviço demandará. Acrescente uma porcentagem de margem de contribuição (lucro, mas não é na verdade) e impostos como ISS e outros relacionados diretamente com a venda do serviço


Baseado nos números do exemplo:

Minha hora técnica é de R$ 20,00. Multiplicando por 10 horas, R$200,00. Acrescento 10% de impostos e mais 25% de margem de contribuição (o conhecido lucro, mas não é o lucro no sentido correto da palavra). Na minha suposição, daria R$270,00, e arredondaria para R$300,00.



Agora faça a conta com seus valores reais. Você poderá até acrescentar uma porcentagem de acordo com a dificuldade encontrada.


A partir dos valores finais encontrados, você poderá calcular qualquer serviço que você vier a oferecer. É só usar a fórmula.


Na revista PNP, números 7, 8, 15 e 16 você encontra mais informações para a sua dúvida.
Se não fosse o C iriamos programar em Basi, Pasal e Obol
Flavio_vivinho
Flavio_vivin... Geek Registrado
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#4 Por Flavio_vivin...
12/01/2012 - 15:41
Quemel disse:
Caro Flavio, salve!

O valor de R$ 80 por hora está muito bom para quem ainda está aprendendo.

Quando comecei em 1994 cobrava R$ 15 por quatro horas.

Bração e boa $orte,
Quemel ze_bonitinho.png


Obrigado pela resposta...
Minha intenção era cobrar 80 por serviço feito. Poderia levar 10min ou 5h.

Usando o calculo que o JoãoNeto passou (já havia lido um tempo atrás e me ajudou a estipular um valor por hora) calculo minha hora em +- R$ 20,00... sendo a visita R$ 30. Estou pensando em adotar este critério; colocar R$ 30 pela visita (primeira hora ou fração/hora) e R$ 20,00 as horas seguintes até o término do serviço.

O que acham?
"Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei" - Mateus 11,28.
www.flaviosistemas.com.br
Desenvolvendo projetos, facilitando sua vida.
Quemel
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#5 Por Quemel
12/01/2012 - 15:48
Flavio_vivinho disse:
Obrigado pela resposta...
Minha intenção era cobrar 80 por serviço feito. Poderia levar 10min ou 5h.

Usando o calculo que o JoãoNeto passou (já havia lido um tempo atrás e me ajudou a estipular um valor por hora) calculo minha hora em +- R$ 20,00... sendo a visita R$ 30. Estou pensando em adotar este critério; colocar R$ 30 pela visita (primeira hora ou fração/hora) e R$ 20,00 as horas seguintes até o término do serviço.

O que acham?


Caro Flavio, salve!

Se você estiver satisfeito, pagar seus custos e ainda sobrar para:

1) gerar lucro

2) aplicar na melhoria do seu trabalho

Beleza!

Como o cliente que vai pagar os seus serviços eu acho "Bótimo" que é o bom com o ótimo, mas como profissional de ti e consultor...fiquei deprimido.

Deming, o Pai da Qualidade Total dizia que "[...] quem se vende por tão pouco, não valem o preço que pagam..."


Bração e boa $orte,
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JoaoNeto
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#6 Por JoaoNeto
12/01/2012 - 17:19
Flavio_vivinho disse:
Usando o calculo que o JoãoNeto passou (já havia lido um tempo atrás e me ajudou a estipular um valor por hora) calculo minha hora em +- R$ 20,00... sendo a visita R$ 30. Estou pensando em adotar este critério; colocar R$ 30 pela visita (primeira hora ou fração/hora) e R$ 20,00 as horas seguintes até o término do serviço.

O que acham?


Fico feliz de ter ajudado.

Só queria fazer uma observação. Eu não cobro por hora. Cobro por serviço. Mas com o tempo (e estudo) a gente sabe mais ou menos quanto tempo vai gastar em determinado serviço.

Por exemplo, eu gasto em média 5 horas para reinstalar o Windows. Se minha hora técnica é de R$20,00, isso dá 5h X R$20,00 = R$100,00. Soma-se 25% de margem de contribuição, dá R$125,00. Às vezes gasto menos horas, às vezes gasto mais, o que chega a essa média de horas.

Outro exemplo. Gasto em média 3 horas para remover vírus. Por se tratar de um serviço que exige um requinte a mais, triplico a hora técnica, que vai para R$60,00. 3h X R$60,00 + 30% (margem de contribuição, que aumento o valor também) = R$234,00. Este valor poderia ser arredondado para R$240,00 ou R$250,00.

Mais um exemplo. Vou fazer a instalação de uma rede de 10 computadores, 1 servidor Windows, 1 impressora laser em rede, e 4 notebooks para rede wireless. A instalação se dará em 3 salas diferentes. Calculo que vou gastar 3 dias para terminar o serviço (8 horas trabalhadas em cada dia). Minha hora técnica é de R$30,00. 8h x 3dias X R$20,00 + 25% (margem de contribuição) + R$600,00 (de materiais empregados no serviço) = R$1536,00. Eu arredondaria para R$1600,00. Com esse valor, até poderia negociar um desconto (só se o cliente pedir) e chegar a R$1500,00.

Só pra lembrar, todos os valores são fictícios, não são os valores que pratico. Apenas os usei por serem números fáceis de trabalhar.

Então, veja, em nenhum dos exemplos foi cobrado por hora. Apenas fiz uma estimativa e passaria somente o valor final para o cliente, antes de ele aceitar ou não o proposto. Eu não acho justo cobrar por hora. Eu não gosto de pagar por hora, então não cobro por hora (o que não quero pra mim não faço pros outros). Sempre fica aquela sensação de que se a pessoa demorou realmente tudo aquilo ou ficou enrolando um pouco pra ganhar mais.

Se eu não cobro por hora, como faço no caso das visitas técnicas? Eu tenho um valor fixo para visitas. Ela pode durar até duas horas. Se demora mais do que isso, é porque não é algo simples de resolver. Aí eu comunico o cliente e peço para levar pra minha oficina. Se eu já tiver um diagnóstico, já passo o valor e somente levo o computador. Se ainda não tenho, levo e faço o diagnóstico e abro uma ordem de serviço, e a partir do momento que tenho um parecer, comunico o cliente passando o valor do serviço, se será aceito ou não.

No caso de eu demorar pra realizar um diagnóstico (passa meia hora e nada), eu já falo com o cliente pra levar o equipamento pra minha oficina. Só fico mais do que isso se eu já sei o problema, vou realizar o procedimento lá mesmo, combinando já o valor do serviço se eu prever que irá passar do tempo estipulado por mim para cada visita técnica.

Só uma observação. O valor da visita deve ser maior do que o valor da hora técnica. Isso porque, primeiro, tem o deslocamento e segundo, o cliente está tendo exclusividade do meu tempo. Isso porque em laboratório o técnico pode às vezes realizar mais de um serviço ao mesmo tempo (dependendo do serviço, claro).
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Flavio_vivinho
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#7 Por Flavio_vivin...
12/01/2012 - 21:23
Estou citando estes valores, não como valores reais a serem aplicados. Estou sugerindo estes valores por ainda estar iniciando; quando tiver mais conhecimento reveria os valores.

Queria saber mesmo, é se valores neste faixa estão abaixo do valor de mercado de uma forma geral.

Obrigado pela atenção, orientação e ajuda.
Até+
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JoaoNeto
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#8 Por JoaoNeto
12/01/2012 - 21:30
Flavio_vivinho disse:
Queria saber mesmo, é se valores neste faixa estão abaixo do valor de mercado de uma forma geral.

Obrigado pela atenção, orientação e ajuda.
Até+


Depende. Isso depende de uma série de fatores, como a localização, público-alvo, etc. Não é a mesma coisa trabalhar em São Paulo, Brasília, Caraguatatuba (litoral de SP, onde moro) ou sertão do Ceará. São realidades diferentes. E mesmo dentro de uma mesma cidade há diferentes mercados.

Eu faria assim: Começaria cobrando o que eu achei usando a fórmula que citei. Putz, estão achando caro! Tentaria baixar meus custos fixos, assim poderia baixar meu preço. Opa, estão achando barato! Maravilha, posso cobrar mais um pouco. Ninguem falou nada dos preços, nem se tá caro ou barato. Mantenha o preço.
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#9 Por Quemel
12/01/2012 - 21:34
Flavio_vivinho
Estou citando estes valores, não como valores reais a serem aplicados. Estou sugerindo estes valores por ainda estar iniciando; quando tiver mais conhecimento reveria os valores.

Queria saber mesmo, é se valores neste faixa estão abaixo do valor de mercado de uma forma geral.

Obrigado pela atenção, orientação e ajuda.
Até+


Caro Flavio, salve!

Já escrevi isso aqui, chama-se Estratégia Disruptiva: Tenho um excelente serviço mas ainda não posso cobrar o que ele vale, pois há uma forte concorrência.

No Interiorzão de São Paulo a hora está entre R$ 40 e R$ 80 reais, mas esse último post do João foi fantástico.

Para eu entregar um notebook com o Windows instalado + hd particionado + a Metodologia CDINFO levo em média 6 horas com um link de 10MB.

Só que cobro apenas 4 horas. Mas para isso você deve saber exatamente o tempo (métricas) como fazia Taylor.

No Brasil não temos a cultura de serviços cobrados por hora, dai ser um problema cobrar desse jeito.

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Flavio_vivinho
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#10 Por Flavio_vivin...
13/01/2012 - 22:41
JoaoNeto disse:
Depende. Isso depende de uma série de fatores, como a localização, público-alvo, etc. Não é a mesma coisa trabalhar em São Paulo, Brasília, Caraguatatuba (litoral de SP, onde moro) ou sertão do Ceará. São realidades diferentes. E mesmo dentro de uma mesma cidade há diferentes mercados.

Eu faria assim: Começaria cobrando o que eu achei usando a fórmula que citei. Putz, estão achando caro! Tentaria baixar meus custos fixos, assim poderia baixar meu preço. Opa, estão achando barato! Maravilha, posso cobrar mais um pouco. Ninguem falou nada dos preços, nem se tá caro ou barato. Mantenha o preço.


Essa foi muito boa mesmo... Este é,de certa forma, o caso aqui na minha cidade. A área de informática ainda não tem o devido valor... se eu cobrar, somente como exemplo, R$ 500,00 para fazer um site, muitos irão pular e pular e, no geral, não reclamariam do preço, simplesmente arranjariam uma desculpa para não fazer achando quo o preço e alto. Até dá para conseguir alguns clientes bons, mas com muito suor...

Não gosto de ficar cobrando muito barato, sei que isto é uma desvalorização de nossa mão-de-obra, porém, em alguns casos, como citou sabiamente o João, precisamos recuar (aqui) um pouco para não perder um cliente... dependendo do foco é reduzir o preço ou trocar de profissão/serviço.

Um conhecido meu, que trabalhava comigo em uma drogaria, passou a ser sócio de uma nova drogaria no centro da cidade e, com isto, havia me pedido para o ajudar (indicar) na aquisição de um sistema de automação... ao passar para ele o preço de instalação e manutenção... resultado: Até hoje (até onde estou sabendo) ainda está fazendo contas no papél. Nem Excel deve estar usando.

É essa a realidade. Contudo, tenho esperança que a cidade como um todo passe a dar mais valor a TI e informática em geral, pois estamos chegando a um ponto onde a tecnologia está se fixando cada vez mais e mais nos lares, empresas e lojas de uma forma geral.

Estou montando um sistema em php (tipo intranet) para gerenciamente de serviços do dia-a-dia do comércio, tal como: MOntar cotação de preço com os fornecedore online, escala de folgas para funcionários online, etc.. Estou pensando em cobrar inicialmente um preço mediano (pois vou alugar o sistema) e ver o comportamento dos que adiquirirem ou somente ao apresentar o orçamento... em cima disto procuarei analisar e fixar o preço.

Até+
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