Logo Hardware.com.br
_oeek_
_oeek_ Cyber Highlander Registrado
19.8K Mensagens 714 Curtidas

Como atualizar Firmware do drive CD/DVD !

#1 Por _oeek_ 03/09/2007 - 11:29
Atualizando Firmware do seu drive de CD/DVD





Fimware trata-se de um software que controla o hardware diretamente. É armazenado permanentemente em um chip de memória de hardware, como uma ROM ou EPROM.
É um programa interno que determina o modo de funcionamento e identificação do hardware. Este “camarada” está dentro dos drives óticos de CD, DVD, DVD players, câmeras fotográficas digitais, filmadoras e etc. Fazendo uma comparação simplificada, é como a Bios da placa mãe (Mother Board ou MoBo). Então fica claro que este programa fica fixo no aparelho e mesmo mudando de micro ou formatando e re-instalando o sistema operacional, o firmware permanece o mesmo.



Por que devo atualizar o firmware?

Pelo mesmo motivo que devemos atualizar a Bios, uma vez sendo atualizada, se está corrigindo possíveis “bugs” e no caso dos gravadores óticos de DVD, se atualiza a lista de mídias e suas velocidades de gravação/leitura.

Como se faz a atualização?

É um processo que pode variar de fabricante para fabricante, mas de um modo em geral, costuma ser fornecido pelo site oficial do fabricante em forma de um arquivo executável.

Sempre recomendo que o arquivo seja baixado diretamente no “site oficial” do fabricante do seu gravador. Somente ali, você terá segurança da legitimidade e certeza que tudo vai funcionar bem.

O que ocorre é que nestes sites, os arquivos ou são modificados ou programados por terceiros que não tem vinculo com o fabricante. Se tivesse, não estaria ali e sim no site oficial.
Por esse motivo pode-se esperar de tudo, até a falência total do aparelho sem jeito de recuperação.



Vou iniciar as explicações dos procedimentos, mas devo alertar que todas as orientações estão nos sites oficiais e podem variar um detalhe ou outro. Mesmo tendo lido várias vezes este tutorial, e mesmo assim não está confiante, “NÃO FAÇA”.

Como a maioria usa os aparelhos da LG vou usar este site como exemplo.
Site oficial LG USA: http://us.lgservice.com/index_b2c.jsp

Fazendo a busca correta no site vc pode ver os modelos, as versões de firmware disponíveis, para quais sistemas operacionais são recomendados e o tamanho de cada arquivo.
Uma vez com o firmware devidamente salvo no HD, aconselho a tomar um procedimento de segurança. Usem um NoBreak, pois se durante a atualização que dura pouco menos de um minuto, faltar luz ou dar falhas na energia...xiii...dano-se. big_green.png

Os demais procedimentos são colocados no site, mas vamos ver mais ou menos aqui.

1. O drive deve estar na IDE secundária e “jampeado” como Máster.

2. Todos os programas devem estar fechados, isso inclui Screen saver e antivírus. Aconselho a não estar conectado a internet também.

3. Esse é por minha conta. Caso tenha outro drive ótico (DVD ou CD) no micro, desconecte da fonte e do cabo flat.

4. Feito isso abra o arquivo de firmware, pois se trata de um executável.


Imagem



Como pode se ver, a versão já é a DL13 (Current version) pois nessa imagem a atualização já tinha sido feita. Se estivesse com uma DL12 apareceria.
Informa também a versão que vou instalar (New version). Até aqui é possível voltar, bastando clicar no EXIT. Para realizar o Update, basta clicar no botão do mesmo nome e no final, este ficará verde informando que pode sair do programa.

Importante: Durante o update não interfira no micro.

5. Após a finalização, basta re-iniciar o micro e tudo já estará atualizado.





Fonte: Cadu(BoaDica)
Postado por: _oeek_ GdH



PS: Devido a algumas dúvidas dos colegas aqui do fórum resolvi postar esse tutorial básico de como atuallizar o Firmware.
O tutorial está aberto a críticas, sugestões, complementos, correções e elogios. big_green.png

Espero que ajude um pouco aqui no fórum!
Bom proveito para todos.

[]'sss trabalho_duro.gif



Responder
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal