Logo Hardware.com.br
DISASTERPIECE
DISASTERPIEC... Veterano Registrado
1.6K Mensagens 15 Curtidas

DVI ou HDMI, qual tem a melhor imagem e qualidade?

#1 Por DISASTERPIEC... 04/06/2008 - 15:40
E aê galera!

Não tenho certeza se estou postando no lugar correto, estou com essa duvida, qual dessas conexões tem melhor qualidade?

DVI ou HDMI?

Estou pensando em trocar meu monitor (assinatura) por uma TV LCD com HDMI (AOC L22W631).

E então, qual a melhor, DVI ou HDMI?
ASUS P8Z68 Deluxe / i7 2600k 4.5 GHz / Antec Kuhler H2O 620 / 8 GB DDR3 2000 Mhz GSkill Trident
640GB SATA3 / 2 TB SATA2 / DVD-RW / AMD HD6870 1 GB / Creative X-Fi Titanium / Logitech X-540
Corsair 620HX / Samsung LN32A550 32" / Logitech G27 / CoolerMaster Gladiator / 2 Xbox 360 Joystick / Windows 7
Responder
LeandroJVarini
LeandroJVari... Zumbi Registrado
9K Mensagens 129 Curtidas
#3 Por LeandroJVari...
04/06/2008 - 16:09
HDMI é a melhor e ainda faz transmissão de áudio pelo mesmo cabo,
HDMI

High-Definition Multimedia Interface (HDMI totalmente digital de audio e video capaz de transmitir dados streams de dados não comprimidos. HDMI é compatível com o High-bandwidth Digital Content Protection () é uma interfaceHDCP) um sistema anti-pirataria. HDMI fornece uma interface de comunicação entre qualquer fonte de audio/video digital, tais como um set-top box, DVD player, computador, video game, Tv Digital (DTV).
Os leitores de DVD convencionais possuem saídas analógicas de vídeo que são ligadas a um monitor por meio de um driver de vídeo e conversores ADC/DAC que limitam a resposta em frequência e introduzem erros de quantização que degradam a imagem. Para que essas limitações sejam eliminadas utiliza-se então a transmissão digital, denominada por HDMI (High Definition Multimidia Interface), do DVD player para o monitor.
Normalmente os leitores de DVD com conexão HDMI possuem também a função Up-Conversion (ou Up-Scaling) que permite que a partir de uma fonte Standard, por exemplo um disco comercial de DVD com 480i (ou 480p), seja possível obter um sinal de vídeo com resolução de 720p, 1080i ou 1080p. Isso é possível devido a interpolação (estimativa de pixeis que existiriam se a imagem realmente fosse de alta definição) realizada entre os pixeis concatenantes da imagem de 480i. Obviamente a estimativa não é exata e portanto o que se tem como resultado não é uma imagem de alta definição, mas sim algo um pouco melhor que os leitores de DVD convencionais sem a função Up-Conversion. No entanto, em nada adianta ter um leitor de DVD com função Up-conversion para 1080p (ou 720p ou 1080i) se o painel do monitor tiver somente 852x480 píxels, pois nesses casos o que haverá é uma operação de Up-conversion, de por exemplo 480i para 1080p seguida de uma Down-conversion de 1080p para 480p, para que o sinal de vídeo possa excitar adequadamente os píxeis do monitor.
A próxima geração de leitores de DVD que realmente reproduzirá uma imagem de alta definição, a partir de um disco com alta densidade de informação, será a dos aparelhos com leitores ópticos com comprimento de onda (blue-ray) menor que os dos atuais leitores. Os aparelhos HD-DVD da Toshiba e Blu-Ray da Sony também são compatíveis com os discos comercializados hoje, sendo capazes inclusive de realizar o processamento Up-conversion com os atuais discos comerciais.
Diferentemente da DVI, a conexão HDMI também suporta sinais de áudio.
Aparelhos com saída HDMI
  • Leitores Blu-Ray Disc
  • Leitores HD DVD
  • Playstation 3
  • Xbox 360 Elite, Premium(a partir de Setembro de 2007), Arcade e HALO Edition
  • Notebook Dell XPS
  • Home Theaters
  • E muitos outros
http://pt.wikipedia.org/wiki/High-Definition_Multimedia_Interface

DVI
O Digital Visual Interface (DVI) criado para melhorar a qualidade dos dispositivos de é um padrão de interface de vídeovídeos digitais, como monitores LCD e projetores digitais.
Esse padrão foi criado por um consórcio de indústrias, o Digital Display Working Group (DDWG). Inicialmente esse padrão foi projetado para transportar dados digitais não comprimidos para o vídeo. Ele é parcialmente compatível com o padrão High-Definition Multimedia Interface no modo digital (DVI-D).
Visão Geral
A interface DVI usa um protocolo digital, onde a iluminação de cada pixel desejado é feita através da transmissão de dados binários. Quando um display está em sua resolução nativa, ele irá ler cada número e aplicará o contraste apropriado para o pixel. Desta forma, cada pixel no buffer de saída, do dispositivo de origem, corresponderá diretamente a um pixel no dispositivo display, como por exemplo em um monitor LCD. Nas interfaces analógicas, a aparência de cada pixel pode ser afetada por um pixel adjacente. Isto pode ocorrer devido a interferência elétricas ou distorções analógicas.
Os padrões precedentes tais como o VGA análogo foram projetados para dispositivos CRT-baseados e assim não usaram dirigir-se discreto da exposição do tempo. Enquanto a fonte análoga transmite cada linha horizontal da imagem, varia sua tensão da saída para representar o brilho desejado. Em um dispositivo do CRT, isto está usado variar a intensidade do feixe da exploração enquanto se move através da tela.
Entretanto, ao usar indicações digitais (tais como o LCD) com sinais análogos (tais como VGA), há uma disposição de pixels discretos e um único valor do brilho deve ser escolhido para cada um. O decodificador faz este provando a tensão do sinal de entrada em intervalos regulares. Quando a fonte for também um dispositivo digital (tal como um computador), esta pode conduzir à distorção se as amostras não estiverem feitas exame no centro de cada pixel, e houver também uns problemas com crosstalk.
O conector de DVI contem geralmente os pinos para transmitir os sinais video digitais DVI-nativos. Na conexão de duplo-link(DUAL-LINK), os pinos adicionais são fornecidos para o segundo sinal de dados.
o conector de DVI inclui os pinos que fornecem os mesmos sinais análogos encontrados em um conector de VGA, permitindo que um monitor de VGA seja conectado com um adaptador DVI-VGA. Esta característica era incluída a fim fazer o DVI universal, como permite que um ou outro tipo de monitor (análogo ou digital) seja operado do mesmo conector.
O conector de DVI em um dispositivo é dado conseqüentemente um de três nomes, dependendo que dos sinais executa
  • DVI-D (somente digital)
  • DVI-A (somente analógico)
  • DVI-I (digital e analógico)
O conector inclui também a posibilidade para uma segunda conexão de dados para exibição em alta resolução, embora muitos dispositivos não fornecem este. Neste o conector é chamado de ' ' ' DVI-DL ' ' ' (Dupla Conexão).
O pino maior no conector de DVI-I é mais longo do que o mesmo pino em um conector de DVI-D, assim não é possível conectar um macho DVI-I em uma fêmea DVI-D removendo os 4 pinos análogos. Embora, seja possível conectar um cabo do macho DVI-D a um conector da fêmea DVI-I. Muitos monitores do LCD contêm somente a conexão de DVI-D de modo que um macho de DVI-D baste para conectar o monitor a seu conector da fêmea dos computadores DVI-I.
DVI é o único padrão video difundido que inclui opções análogas e digitais da transmissão no mesmo conector. Os padrões competindo são exclusivamente digitais: estes incluem um sistema usando o diferencial low-voltage que sinaliza ([ [ os signaling|LVDS diferenciais da baixa tensão ] ]), conhedicos por seus nomes proprietários [ [ FPD-Link|FPD ] ] (para a exposição do LCD) ligação e FLATLINK; e seus sucessores, [[relação] da exposição de LVDS] (LDI) e OpenLDI.
Alguns Aparelhos de DVD, Set TV (que incluem HDTV high-definition novos aparelhos) e os projectors video têm DVI/HDCP conectores; estes são fisicamente os mesmos que conectores de DVI mas transmitem um sinal codificado usando o protocolo de HDCP para a proteção de cópia. Os computadores com os conectores video de DVI podem usar muitos aparelhos DVI-equipados de HDTV como uma exposição; entretanto, devido aos Direitos autorais, não está desobstruída se tais sistemas poderão eventualmente rodas o índice protegido, porque a ligação não é cifrada.
USB sinal de USB não é original do DVI, mas foram incorporados mais Tarde plugue e exposição de VESA conector usado no InFocus em seus sistemas do projetor, e no conector da exposição de Apple, que foi usado no Apple até 2005.

Especificação

Digital
  • Freqüência mínima de clock: 21.76 MHz
  • Freqüência Máxima de clock em modo single link mode: Capped at 165 MHz (3.7 Gbit/s)
  • Freqüência Máxima de clock em modo dual link: Limitado apenas pela qualidade do cabo (maior que 7.4 Gbit/s)
  • Pixels por cíclos de clock: 1 (single link) (conexão simples) ou 2 (dual link) (conexão dupla)
  • Bits por pixel: 24
  • Exemplos de resoluções (single link): (frown.pngconexão simples)
  • HDTV (1920 × 1080) @ 60 Hz com 5% LCD blanking (131 MHz)
  • UXGA (1600 × 1200) @ 60 Hz com GTF blanking (161 MHz)
  • WUXGA (1920 × 1200) @ 60 Hz (154 MHz)
  • SXGA (1280 × 1024) @ 85 Hz com GTF blanking (159 MHz)
  • WXGA+ (1440 x 900) @ 60 Hz (107 MHz)

Exemplos de resoluções (dual link): (conexão dupla) QXGA (2048 × 1536) @ 75 Hz com GTF blanking (2×170 MHz)
HDTV (1920 × 1080) @ 85 Hz com GTF blanking (2×126 MHz)
WQXGA (2560 × 1600)@ 60 Hz com GTF blanking (2x174 MHz) (30" Apple, Dell, HP, Quinux, and Samsung LCDs)
WQUXGA (3840 × 2400) @ 33 Hz com GTF blanking (2x159 MHz) GTF ([Fórmula Geral Do Sincronismo]) é um padrão VESA que pode ser facilmente calculado usando o utilitário gtf do Linux.

Analógica
  • RGB bandwidth: 400 MHz at -3 dB
http://pt.wikipedia.org/wiki/Digital_Visual_Interface
Informações retirada do wikipedia
Espero que isso tire suas duvidas amigo
Abraço
Deixei de ser membro a anos, se quer saber mais dos meu atuais projetos basta pesquisar meu nick no google e me achará em comunidades mais produtivas!

El_Sid
El_Sid General de Pijama Registrado
5.1K Mensagens 61 Curtidas
#4 Por El_Sid
04/06/2008 - 21:08
Do PC pra TV, o sinal de video do HDMI é igual do DVI... não há diferença de imagem a não ser que a TV tenha configurações de cor e brilho diferentes pro HDMI, pra dar outra impressão.
Na resolução nativa portanto as imagens são iguais.
Via HDMI muitas TVs wide não conseguem mostrar 4:3 ou 5:4 na proporção correta e aplicar faixas pretas nas laterais. Essas resoluções sempre ficam com imagem esticada.
Usar HDMI em TV wide com jogos sem esse suporte portanto é furada.
O ideal é comprar uma TV com ambas as conecções e usar DVI pro PC e HDMI pro player de mesa.

Sempre pesquise na net se alguém usa o modelo que vc quer como monitor. Pq algumas TVs são terríveis como monitores ou terão problemas ao serem identificadas pelo driver de video...

Atualizando: O sinal de video DVI é igual ao HDMI até a versão 1.2. Da versão 1.3 em diante já existem vantagens em usar HDMI nativo ao invés de DVI com adaptador não só pelo som e sim pela qualidade de imagem
P6T|i7 920|6Gb DDR3|GTX 480 SLI|Acer GD245HQ|3D Visionze_bonitinho.png|3D Bravia 40LX900ze_bonitinho.png
Antec TP Quattro 850|7Tb HDD RAID0|Pioneer SE-DRS3000C|LG GGW-H20N|XFI-Elite Pro
gutopereira
gutopereira Super Participante Registrado
556 Mensagens 5 Curtidas
#5 Por gutopereira
04/06/2008 - 21:21
A unica vantagem do HDMI sobre o DVI é a transmissão de audio!
As duas conecções são digitais, porem o HDMI transmite numa resolução maxima de 1920x1080, ja o DVI transmite o 1920x1200(comum nos monitores 24"), 2560x1600 e até 3840x2400(nunca vi nenhum aparelho com essa resolução, deve ser para o futuro!)...

Siga a dica do El_Sid

abraco
PC 1
Pentium IV 3.2Ghz
ASUS P5VDC-X
1Gb DDR2 533Mhz Kingston
7600GT XFX
Huntkey 450W

PC 2
E2180 2,0@3,46Ghz(só teste)
ASUS P5KC
2x 1Gb DDR2 800Mhz(?) Kingston
9600GT ECS
HD SATA II sansung 250Gb
DISASTERPIECE
DISASTERPIEC... Veterano Registrado
1.6K Mensagens 15 Curtidas
#6 Por DISASTERPIEC...
04/06/2008 - 23:12
El_Sid disse:
Via HDMI muitas TVs wide não conseguem mostrar 4:3 ou 5:4 na proporção correta e aplicar faixas pretas nas laterais. Essas resoluções sempre ficam com imagem esticada.
Usar HDMI em TV wide com jogos sem esse suporte portanto é furada.


Esse suporte que você fala é relacionado a jogos que não possuem opções de escolha de resolução 4:3 5:4 16:10 16:9 ?
ASUS P8Z68 Deluxe / i7 2600k 4.5 GHz / Antec Kuhler H2O 620 / 8 GB DDR3 2000 Mhz GSkill Trident
640GB SATA3 / 2 TB SATA2 / DVD-RW / AMD HD6870 1 GB / Creative X-Fi Titanium / Logitech X-540
Corsair 620HX / Samsung LN32A550 32" / Logitech G27 / CoolerMaster Gladiator / 2 Xbox 360 Joystick / Windows 7
El_Sid
El_Sid General de Pijama Registrado
5.1K Mensagens 61 Curtidas
#7 Por El_Sid
05/06/2008 - 19:32
Exato.
Se vc usar uma TV sem esse suporte como monitor apenas. Outra coisa é que mesmo a tela de post, setup do bios, etc ficam esticadas e com overscan (parte da imagem cortada fora da tela). Certos menus e parte do prompt ficarão fora da tela.
HDTV usada como monitor sempre vai ter o overscan, exceto se ela funcionar como a minha ou melhor:

Minha TV na resolução nativa(1920x1080) via DVI com compensação de overscan:
Imagem

Se eu resolvo usar 1600x1200 (4:3), ainda continua perfeito. A TV processa a imagem e exibe 1200 na vertical mesmo tendo apenas 1080(impossível num monitor) sem produzir sequer o efeito borrado de monitor trabalhando fora da resolução nativa.
Imagem
Conecção DVI foi feita pensando em usar com um PC.
É muito util se eu tenho uma 8600 ao invés de uma 8800. Eu posso assistir meus filmes em 1920x1080 e jogar crysis a 1280x1024 sem ter imagem esticada, cortada pelo overscan ou imagem borrada, e ainda com um tamanho muito mais agradável que qualquer monitor.
Posso jogar os jogos antigos sem suporte a widescreen de boa. Ou fazer os testes e jogar em 640x480, 1280x1024, 1440x900, 1600x1200, 1650x1050. Apenas 1024x768 a imagem estica. É esperado a TV fazer isso nessa resolução. Em alguns drivers eu posso ir além de 1920x1080, tipo 2560x1600 usar o recurso de arrastar o desktop.

VIA HDMI no meu 2o PC com 8800GT
Tela de post esticada. Aqui não corta nada, mas ao entrar no setup parte do menu fica de fora. Sorte que não impede ver nada importante, mas atrapalha pacas no DOS.
Imagem

Na resolução nativa funciona perfeito a 1920x1080.
Imagem

Mas ao tentar 1280x1024 a imagem estica. Aqui não ficou cortada pq a compensação de overscan estava ativada(a imagem ficou até menor que a tela).
Imagem

Se minha TV não tivesse DVI com o excelente suporte que ela dá, eu só teria uma resolução util via HDMI... e pra jogo ela sempre iria precisar obrigatoriamente de uma VGA high end...

Pra usar como monitor;
Evite HDTVs sem DVI;
Sempre HDTV de verdade: 1920x1080;
Sempre LCD;
Se for uma resolução menor(1280x720), no máximo 26 polegadas;
Acima de 37 polegadas começa a não ficar bom pra ler de perto.

Claro que uma sharp Aquos de 50-60 polegadas dessas da nova geração é um tesão total e vc pode sentar numa poltrona a 5m de distancia com um logitech sem fio e mergulhar nos jogos.

Som do HDMI é uma b.... não pense nisso como uma vantagem. As unicas VGAs que usam esse som são as radeons HD e só funciona tocando BD. Experimenta assistir "I am Legend" que tem um som absurdo de bom com uma dessas ou num Realtek azalia, soundmax, etc e depois numa XFI, de preferencia com um desses headphone surround sem fio...

A vantagem de ter um HTPC é poder ter algo além do basalzão de um player de mesa.
Uma GF8 ou 9 com VP2 e as novas opções de imagem via driver, uma XFI num headphone surround e uma boa HDTV vão dar uma experiencia muito melhor...
P6T|i7 920|6Gb DDR3|GTX 480 SLI|Acer GD245HQ|3D Visionze_bonitinho.png|3D Bravia 40LX900ze_bonitinho.png
Antec TP Quattro 850|7Tb HDD RAID0|Pioneer SE-DRS3000C|LG GGW-H20N|XFI-Elite Pro
Tzzex=)
Tzzex=) Veterano Registrado
1.3K Mensagens 18 Curtidas
#8 Por Tzzex=)
06/06/2008 - 21:06
Sid, vc nao acha que em um bom (Bom mesmo!) home, o som não é melhor do que em um headset surround? Pelo menos minhas experiências com fones nao foram das melhores quando comparadas ao meu Sony...

EDIT: link do meu sistema, para comparação: http://www.sonystyle.com.br/br/site/catalog/ProductDisplay.jsp?stockType=A&parentCatId=cat890003&category=wegatheatre&tabNum=1&id=HT-DDW1600
e6600 @3,2Ghz // P5Ne-SLI // 4GB XMS² @ 977mhz // HD4870 Overclocked Sapphire // HD320GB // 72GB Raptor II // Huntkey 550w
@llen
@llen Zumbi Registrado
6.1K Mensagens 241 Curtidas
#13 Por @llen
01/07/2008 - 00:36
Nossa... achei esse tópico pesquisando aqui no site sobre HDMI.

Já pra não abrir um outro tópico desnecessário, resolvi pesquisar e achei esse tópico. O pessoal explicou, explicou mas não entendi quase nada.

Só me respondam uma coisa:

Vou comprar um monitor de 22". Compro um com HDMI ou só DVI mesmo? E como vou saber se o DVI do monitor que vou comprar é DVI-D, DVI-I, etc?

Lembrando que vou usar no PC. Não é TV mas vou assistir filmes no PC também.
LeandroJVarini
LeandroJVari... Zumbi Registrado
9K Mensagens 129 Curtidas
#14 Por LeandroJVari...
01/07/2008 - 00:41
Se ele é monitor, mesmo então vc não vei ter problema que ele ja vem com o cabo, dvi, o hdmi é para quem utiliza tv, de lcd como monitor, como eu uso aqui, no seu caso, ele vai vir com o cabo dvi, monitor de pc com hdmi, não taão facil de achar, mais os que a amioria vendem é com dvi, alias qual o modelo desta lcd...

Abraço
Deixei de ser membro a anos, se quer saber mais dos meu atuais projetos basta pesquisar meu nick no google e me achará em comunidades mais produtivas!

Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal