Logo Hardware.com.br
fcsanctus
fcsanctus Novo Membro Registrado
5 Mensagens 0 Curtidas

Downgrade do Bios Notebook HP Pavilion 14-v064br / Problemas de desempenho gráfico após update BIOS

#1 Por fcsanctus 15/07/2017 - 16:41
Boa tarde Pessoal,

Tenho um notebook HP Pavilion 14-v064br (ENERGY STAR) com a seguinte configuração:

Processador Intel Core i5-4210U CPU @1.70GHZ 2.40GHZ (Não sei o que significa duas velocidades de processador, se puderem me ajudar nessa parte, sou um pouco leigo em hardware ainda)
12,0 GB de memória RAM
Placa de vídeo Nvidia Geforce 830 M
E acompanha uma placa de vídeo integrada Intel 4400
Placa mãe com bios InsydeH20 rev: F.53

Acontece que a versão inicial do BIOS que veio nesse notebook foi a F.42 e sempre rodou tudo muito bem, principalmente os jogos que era o objetivo desse notebook quando o comprei.
Ao acessar o site da HP alguns meses atrás, verifiquei que havia uma nova atualização, e mesmo tudo funcionando muito bem, atualizei para a F.53 por recomendação do próprio site que dizia ser um update de segurança UEFI, e desde então comecei a ter problemas com o desempenho do notebook em jogos.
Alguns exemplos são: GTA 5, Counter Strike Global Offensive, F1 2010, F1 2012, F1 2014, Battlefield 1 dentre muitos outros jogos, tanto leves quanto pesados graficamente falando.
O que está ocorrendo é que o jogo roda normalmente numa taxa de quadro (FPS) relativamente boa, sempre acima dos 60 FPS, GTA por exemplo chega a 80 FPS e os outros a 100/120, mas o jogo tem umas travadinhas, bem leves, mas corriqueiras, não é algo que para o jogo, mas atrapalha a jogabilidade principalmente em jogos online ou jogos de corrida, que são os meus casos. Em uma pesquisa pela internet vi que poderia ser um gargalo no CPU, ou algo do tipo, mas estranho pois isso nunca aconteceu, e o notebook tem 1 ano e meio de uso. Ele veio com o Windows 8.1 de fábrica, mas atualizei para o Windows 10 e logo depois atualizei o BIOS.

Abaixo vou descrever os procedimentos que já fiz, lembrando que sempre deixei todos os drivers atualizados:
Utilizei o Windows 10 com drivers atualizados e o problema permaneceu.
Utilizei o Windows 7 com drivers atualizados e o problema permaneceu.
Em ambos sistemas tentei desativar aplicativos de segundo plano e o problema permaneceu.
Em ambos sistemas utilizei configurações personalizadas no Painel de Controle da Nvidia e o problema permaneceu.
Em ambos sistemas operacionais utilizei configurações personalizadas no msconfig para desativar vários aplicativos e o problema permaneceu.
Utilizei o software unpark para liberar mais ~cpus~ para os jogos utilizarem e o problema permaneceu.
Já acessei o BIOS do sistema para verificar se apareceu alguma opção diferente, carreguei as configurações padrões e o problema permaneceu.
Dentro do BIOS tem uma opção de deixar ativada sempre o cooler do processador, testei com a configuração ativada e também desativada, em ambas o problema permaneceu.
Tentei fazer downgrade do BIOS sem sucesso algum, não encontrei documentos nem software próprio da HP para fazer isso.
Já tentei refazer o update várias vezes, por ter pensado que algo deu errado, e em nenhuma situação tive sucesso.

No momento estou pensando em instalar o Windows 8.1, porém perdi a partição de recovery do HP, ou então tentar diretamente alguma distribuição LINUX.
Gostaria de uma ajuda nessa parte, sobre como prosseguir com essa situação, não tenho interesse (nem dinheiro) para adquirir um computador por agora e gostaria que pelo menos alguns jogos rodasse tranquilos por enquanto para eu relaxar aos finais de semana.
Por ser um notebook nativo Windows 8.1 eu deveria utilizar a atualização de BIOS do Windows 8.1 ou do sistema operacional que estou usando no notebook?
Por exemplo. Quando atualizei o BIOS, estava no Windows 10, então baixei do site da HP o software para Windows 10. Isso interfere em algo?
O que posso fazer? Procurei em toda parte um downgrade sobre isso, mas sobre produtos HP não encontrei nada.

Agradeço a quem puder ajudar e peço desculpas se postei no fórum errado.

Abraços
Responder
CyberMaximus
CyberMaximus Cyber Highlander Registrado
16.4K Mensagens 2.7K Curtidas
#2 Por CyberMaximus
15/07/2017 - 19:47
Cara, a atualização é a mesma pra qualquer sistema, mesmo q vc mude de SO na hora de baixar, o arquivo vai ser o mesmo, o que pode mudar é apenas o instalador.
Eu nunca ouvi falar de downgrade de bios nos notebooks hp, talvez se vc rodar o atualizador com alguns comandos, tipo, vc configura isso no ícone do instalador, mas eu não sei os detalhes, antigamente era pelo DOS e aí era menos complicado, pq o atualizador faz a verificação e só atualiza se a versão for maior, nunca faz para uma versão menor, que é o q vc quer fazer, mas antigamente no DOS a gente dava alguns parâmetros e ele baypassava a verificação, procure algo relacionado.



https://h30434.www3.hp.com/t5/Notebook-Operating-System-and-Recovery/HP8540w-Bios-downgrade/td-p/2824961
TRONNER
TRONNER Cyber Highlander Registrado
32.2K Mensagens 7.3K Curtidas
#4 Por TRONNER
22/07/2017 - 16:47
fcsanctus disse:
Testei com o Linux e permaneceu, após vários testes verifiquei que a temperatura do processador do notebook tem ficado em 85°C atingindo picos de 99°C.
Como reverter essa BIOS ou solucionar esse problema? A atualização da BIOS foi recomendação da própria HP.

Se foi recomendação dela então o melhor a fazer é apresentar o problema à ela, afinal a sugestão acarretou problemas ao seu equipamento.
cool.png**Quando pensar ser um Golias, cuidado para não encontrar algum Davi**
veja.png Conheça os Poderosos e Gratuitos [ Iperius Backup ] e [ Iperius Remote ]
veja.png Todo dia um software novo e grátis [ clicando aqui ]
boa.gif Faça valer a sua voz com o Mudamos+ { https://www.mudamos.org }
TRONNER
TRONNER Cyber Highlander Registrado
32.2K Mensagens 7.3K Curtidas
#6 Por TRONNER
22/07/2017 - 17:17
fcsanctus disse:
To indo atrás, mas o note ta fora da garantia ... será que rola de boas ou vou ter que me estressar? De qualquer forma é meu direito reverter isso né?

Fora da garantia você precisa documentar isso, com conversas de alguém do suporte pelo forum ou outro canal senão irão querer te cobrar pelo serviço.
cool.png**Quando pensar ser um Golias, cuidado para não encontrar algum Davi**
veja.png Conheça os Poderosos e Gratuitos [ Iperius Backup ] e [ Iperius Remote ]
veja.png Todo dia um software novo e grátis [ clicando aqui ]
boa.gif Faça valer a sua voz com o Mudamos+ { https://www.mudamos.org }
fcsanctus
fcsanctus Novo Membro Registrado
5 Mensagens 0 Curtidas
#7 Por fcsanctus
22/07/2017 - 17:23
Eu abri um caso na HP, estou esperando resposta ... vamos ver, dependendo do que acontecer, vou ter que fazer barulho no Procon, Reclame Aqui e etc ... entendo que a garantia do produto venceu, mas a partir do momento em que a HP me recomenda a atualização de um software por questões de segurança, eles devem prestar suporte quanto a isso sem custo adicional.
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal