Outsourcing e terceirização

 

 Os termos outsourcing e terceirização normalmente são utilizados como sinônimos, no entanto do ponto de vista gerencial existem diferenças entre eles. Enquanto outsourcing (em tradução livre, fonte externa) está quase sempre relacionado a TI e ao gerenciamento estratégico, a terceirização está ligada a trabalho braçal como a limpeza ou segurança. Outra diferença está no gerenciamento, enquanto uma empresa terceirizada de limpeza, por exemplo, precisa somente saber onde e o que limpar, um serviço de outsourcing de TI é muito mais complexo, necessitando de alguns profissionais internos para acompanhar os processos e gerenciar operações. Mas na essência, delegam a outra empresa um serviço ou para reduzir custos ou para aumentar a eficiência operacional do departamento. Neste artigo os tratarei com sinônimos, mas deixo claro que o mercado “vê” está diferença.

 

A terceirização

Antigamente, a palavra terceirização soava como algo negativo, como se o fato de se ter um departamento dentro da empresa que é na verdade é ocupado por outra empresa mostrasse uma fragilidade um “início do fim” para quem nela trabalhava. Mas na verdade isso não deve ser encarado desta forma, e sim como um avanço. Uma empresa não procura redução de custos somente quando está falindo ou com dificuldades econômicas. Inclusive, hoje é muito comum este tipo ação, terceirizando serviços a empresa pode concentrar suas forças no desenvolvimento de seus produtos ou serviços principais, na verdade a redução de custos pode não ser o principal mote da terceirização e sim o aumento da eficiência da empresa como um todo, mas de “brinde” esta também tem uma redução de custos considerável. Claro que se uma empresa passa por dificuldades e necessita enxugar gastos, a terceirização se torna uma opção que visa primariamente à redução de custos, mas essa não é a única motivação para este tipo de decisão.

No caso do helpdesk, terceirizar este setor traz ganhos não só financeiros, mas também produtivos. Os problemas com substituição de funcionários, treinamento para prestar suporte às ferramentas utilizadas pela empresa e até mesmo a velocidade com que problemas são solucionados é uma questão agora de quem fornece o serviço. Caso a empresa contratante não esteja satisfeita com algo, não terá que procurar o funcionário culpado e sim cobrar da empresa contratada a solução para o problema.

Além do mais, a empresa que contrata um serviço de outsourcing dependendo do contrato já saberá de antemão quanto pagará pelo serviço, poderá desta forma se planejar melhor com relação a gastos da área de TI da empresa.

Outro ponto relevante é o sistema de gerenciamento, empresas de outsourcing possuem softwares de gerenciamento de ocorrências muito otimizados que trazem grandes benefícios operacionais a quem os contrata. Outro ponto a ser lembrado é o fato de que apesar de estarem dentro da empresa contratante com uma equipe de alguns funcionários estes estão estruturados com uma equipe muito grande e com ampla gama de conhecimento daquilo que fazem, ou seja, quando um problema ocorre existem não só os funcionários ali presentes para tentar resolver, mas sim toda uma infraestruturua por trás deles que tentarão com base na experiência que possuem na área tentar resolver o problema o mais rápido possível.  

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