Fique atento as novas nomenclaturas de medidas que serão usadas no site

Fique atento as novas nomenclaturas de medidas que serão usadas no site

Caro leitor você já deve ter percebido que o site está novamente recebendo atualizações diárias, e para complementar esse retorno em grande escala , quero comunicar que as novas postagens do site receberão as “novas” nomenclaturas usadas nas unidades de medida.

Como todos sabem, quilobyte, megabyte , gigabye ,terabyte e etc., eram expressos em potências de dois mas alguns fabricantes , principalmente os de disco rígido passaram a definir as potências como potência de dez. Dessa forma , um quilobyte pode significar 1.000 bytes , quando nos referirmos aos discos rígidos ou 1.024 bytes quando nos referirmos a memórias, SSDs e processadores.

Um exemplo claro é quando nos referirmos ao terabyte. Um disco rígido convencional de 1TB é capaz de armazenar 1.000.000.000.000 bytes enquanto que um disco rígido de estado sólido (SSD) é capaz de armazenar 1.099.511.627.776 bytes , gerando um diferencial entre os dois padrões de disco rígido e portanto criando uma comparação incorreta entre eles.

Para solucionar esse empecilho a IEC (Internacional Eletrotechnical Comission) padronizou que as unidades KB, MB, GB e TB devem continuar seguindo a definição do do SI (sistema internacional) representando potências de dez (1.000, 1.000.000, etc.) e para as potências de base dois que já estávamos acostumados (1.024, 1.048 ,etc) receberão a letra i no meio, (KiB, MiB, GiB, TiB).

Muitos sites e fabricantes ainda não adotaram esse padrão , estão se adptando aos poucos , mas para contribuir com essa retomada do site , nossas novas postagens ja estarão readapatadas com essas novas terminologias .

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X