YouTube gerou mais de 140 mil empregos no Brasil e contribuiu com R$ 4,55 bilhões para o PIB

#notícias

Para muitos, o YouTube é apenas uma plataforma de vídeos que as pessoas acessam para se distrair. No entanto, um estudo feito pela Oxford Economics revelou que a plataforma de vídeos do Google gerou mais de 140 mil empregos em todo o Brasil.

Além disso, a maior plataforma de vídeos do mundo também contribuiu para aumentar o PIB (Produto Interno Bruto) do país com R$ 4,55 bilhões. Os dados do estudo foram revelados no “Relatório de Impacto no Brasil”.

O Relatório de Impacto no Brasil do YouTube foi elaborado pela Oxford Economics e fundamentado em três pesquisas realizadas no país. As opiniões de 3.013 usuários regulares, 2.957 criadores de conteúdo e 615 empresas foram coletadas e analisadas.

De acordo com a pesquisa, 40% dos criadores de conteúdo no Brasil que monetizam suas produções no YouTube consideram a plataforma como sua principal fonte de renda.

Aproximadamente 87% desses youtubers reconhecem que o YouTube oferece uma chance única de desenvolver conteúdo e gerar lucro, algo que não se encontra na mídia convencional.

A diversidade de conteúdo é um aspecto altamente apreciado no YouTube, com 82% dos participantes da pesquisa valorizando essa ampla gama de opções. 

Além disso, 83% dos entrevistados concordam que a plataforma facilita a ligação com tradições e legados significativos para eles.

Patricia Muratori, diretora do YouTube para a América Latina, comentou o seguinte sobre essa pesquisa: “Os criadores do YouTube não possuem apenas canais, eles constroem negócios. Transformam inscritos em alunos, clientes, fãs. Não é sobre efêmeros segundos de fama, mas, sim, sobre o desenvolvimento de carreiras sustentáveis“.

Essa declaração é a mais pura verdade. Não é difícil achar pessoas que saíram do completo anonimato e hoje são famosas e extremamente ricas através do conteúdo produzido no YouTube.

Sem falar na grande parcela de criadores que conseguiram mudar de vida através de seus canais e vídeos.

Além disso, 8% dos educadores concordam que o YouTube auxilia os estudantes em seu processo de aprendizagem. De fato, são mais de 80 mil canais com temas escolares só no Brasil.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos :)