YouTube começa a bloquear acesso a vídeos se você tiver um adblocker instalado

#notícias

O YouTube, maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo, parece estar tomando medidas para restringir o uso de ferramentas de bloqueio de anúncios.

De acordo com relatos de usuários no Reddit, a plataforma começou a exibir uma mensagem alertando sobre um limite de vídeos que podem ser assistidos com um bloqueador de anúncios ativado.

A mensagem, que aparece para uma pequena parcela de usuários, indica que o YouTube está testando a possibilidade de limitar a quantidade de vídeos que podem ser reproduzidos durante o uso de bloqueadores de anúncios, também conhecidos como “adblockers”. 

No caso relatado, o usuário só pode assistir a três vídeos enquanto o bloqueador de anúncios está ativado.

Após assistir aos três vídeos permitidos, o reprodutor de vídeo do YouTube é bloqueado. Para voltar a acessar o conteúdo sem restrições, o usuário precisa desativar o bloqueador de anúncios do navegador utilizado ou configurar a ferramenta para não remover as propagandas do YouTube.

A mensagem da plataforma de streaming ressalta que “os anúncios permitem que o YouTube seja gratuito para bilhões de pessoas em todo o mundo“.

Este experimento surge em um momento em que o YouTube está enfrentando uma queda na receita gerada com propaganda, pois os anunciantes parecem estar investindo cada vez menos em publicidade na plataforma.

No ano passado, a plataforma testou a exibição de até 10 anúncios ininterruptos antes do início de um vídeo.

Esses anúncios, conhecidos como “bumper ads”, têm duração de até 6 segundos e não podem ser pulados. Com a exibição de 10 anúncios consecutivos, os usuários acabam passando um minuto inteiro assistindo a publicidade antes de poderem começar a ver o vídeo desejado.

Além disso, o YouTube também está experimentando a exibição de anúncios durante a pausa de um vídeo para os usuários que assistem ao conteúdo em suas TVs. Nesse caso, o vídeo em exibição diminui de tamanho para abrir espaço para um anúncio na parte direita da tela.

Tudo isso faz parte de um esforço maior do YouTube para aumentar a receita publicitária. No entanto, essas práticas têm gerado insatisfação entre os usuários, que se sentem incomodados com a quantidade excessiva de anúncios.

Ainda não está claro se o YouTube está realmente testando essa limitação de consumo de conteúdo na plataforma. Se for o caso, é provável que a empresa esteja realizando os experimentos iniciais com um número muito pequeno de usuários.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos :)