#notícia
Inclusive, a nova limitação de encaminhamento já está valendo para alguns usuários. E, segundo apurou o WABetaInfo, em breve esta funcionalidade será aplicada para todos os usuários e aparelhos.
As alterações no recurso de encaminhamento de mensagens começaram a acontecer ainda em 2019. Na época, o WhatsApp incluiu uma “etiqueta” nas mensagens compartilhadas mais de quatro vezes. Elas passaram a exibir a informação “encaminhada com frequência”. Assim, quem recebesse a mensagem não só saberia que ela foi encaminhada mas que outras pessoas também receberam.
Quando uma determinada mensagem recebia a tag “encaminhada com frequência” o compartilhamento dela ficava limitado. Só era possível enviá-la para uma conversa ou grupo por vez. Mas agora isso será aplicado para qualquer mensagem, independente se ela tem ou não a informação “encaminhada com frequência”.
Antes dessa mudança, as mensagens que não tinham a tag “encaminhada com frequência” podiam ser compartilhadas com até 5 contatos ou grupos ao mesmo tempo. Mas isso não irá mais acontecer. Se você quiser compartilhar uma mensagem com mais de um grupo ou pessoa, deverá fazer cada envio manualmente.
O WhatsApp não deu qualquer explicação sobre o porquê decidiu limitar o encaminhamento de mensagens. O mais provável é que isso tem a ver com o combate às fake news. Pelo menos esse foi o motivo para implementar as limitações anteriores.