Oficial: Telegram será bloqueado no Brasil, ordena Ministro

#notícia

As tratativas entre o Telegram e a Justiça Brasileira não avançaram e agora o app esta oficialmente impedido de continuar funcionando em território nacional. O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, determinou o bloqueio do principal concorrente do WhatsApp no Brasil. A decisão, tomada na quinta-feira (17), foi publicada nesta sexta-feira (18).

Com a decisão, provedores de internet de todo o país terão que inviabilizar o acesso ao Telegram, as empresas já começaram a ser notificadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

O ministro estabeleceu multa diária de R$ 500 mil para as empresas que não cumprirem a decisão. Quem tentar violar a regra, independente se for em caráter de pessoa física ou jurídica, pode ser multado em até R$ 100 mil.

A decisão do Ministro esta alinhada com a conclusão da Polícia Federal, de que o  “Telegram é notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países, inclusive colocando essa atitude não colaborativa como uma vantagem em relação a outros aplicativos de comunicação, o que o torna um terreno livre para proliferação de diversos conteúdos, inclusive com repercussão na área criminal”.

A decisão também destaca que o Telegram esta em franca ascensão no Brasil. Isso é um fato. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Mobile Time em parceria com a Opinion Box, o Telegram esta instalado em 60% dos celulares no Brasil.

Veja outros stories ;)