Spotify anuncia que vai demitir 17% dos funcionários de vez

#notícias

Infelizmente frequentemente grandes empresas anunciam a necessidade de demitir uma parcela de seus funcionários e os holofotes da demissão dessa vez estão voltados para o Spotify.

Como a empresa parece estar indo muito bem, a notícia acabou sendo uma surpresa para muitos.

Em um comunicado à imprensa, o CEO Daniel Ek revelou que o Spotify está implementando uma redução de 17% em sua força de trabalho em toda a empresa.

Ek justificou os cortes citando “os desafios pela frente” e disse ainda que preferiu realizá-los imediatamente, em vez de efetuar reduções menores ao longo do tempo. 

Os funcionários afetados serão notificados ainda hoje, e o CEO reconheceu que essa redução terá um impacto significativo na equipe.

O comunicado de Ek reconhece a aparente contradição entre a redução de pessoal e os recentes relatórios positivos de ganhos e desempenho da empresa.

Ele compartilhou que considerou a opção de fazer cortes menores ao longo de 2024 e 2025, mas, diante da discrepância entre o estado financeiro desejado e os custos operacionais atuais, optou por uma ação mais substancial para alinhar os custos aos objetivos da empresa.

Com cerca de 9.000 funcionários após as demissões anteriores, os cortes anunciados agora resultarão em aproximadamente 1.500 funcionários perdendo seus empregos, sendo que 4.300 desses empregos estavam nos EUA até 2022.

Para suavizar o impacto, Ek afirmou que o Spotify vai garantir aos funcionários demitidos uma média de cinco meses de indenização, cobertura de assistência médica durante esse período e suporte para mudança de carreira.

Apesar do crescimento consistente do Spotify desde o seu lançamento, alcançando agora 574 milhões de usuários mensais ativos (um aumento de 26% em relação ao ano passado), a empresa tem enfrentado desafios para obter lucro, com raras exceções.

Ek prometeu fornecer mais informações sobre o significado dessas mudanças “nos próximos dias e semanas”.

No entanto, para os funcionários que se veem desempregados às vésperas das festas, a notícia das demissões abruptas traz incertezas e desafios adicionais.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos :)