Samsung cria equipe interna para desenvolver processadores exclusivos e reduzir dependência da ARM

#notícias

A Samsung Electronics planeja desenvolver seus próprios processadores de computador e dispositivos móveis para concorrer com a Apple.

Para isso, a empresa está investindo na montagem de uma equipe interna para o desenvolvimento dos chips.

Para liderar a equipe interna responsável pelo projeto, a Samsung contratou Rahul Tuli. Ele é ex-desenvolvedor da AMD que já coordenou projetos de desenvolvimento de CPUs.

A empresa sul-coreana historicamente sempre utilizou núcleos de CPU da britânica ARM em seus processadores Exynos. Mas ao criar suas próprias CPUs, a Samsung poderá reduzir sua dependência da ARM e melhorar a otimização de seus smartphones, tablets e laptops.

A Samsung está investindo em acelerar o desenvolvimento de seus próprios processadores de próxima geração. O objetivo é melhorar ainda mais a performance de seus smartphones Galaxy, bem como outros dispositivos móveis e computadores.

Em 2022, a empresa lançou o Time de Desenvolvimento de Soluções AP, em conjunto com a Divisão de Experiência Móvel (MX).

O propósito é otimizar seus APs, que são os processadores de aplicativos, que possuem um papel fundamental no desempenho dos dispositivos móveis.

A equipe está realizando pesquisas avançadas em chips de próxima geração. A expectativa é que eles lancem uma versão aprimorada do “Galaxy Chip” (nome temporário dado pela equipe de desenvolvimento) em 2025.

Trata-se de uma CPU dedicada mais otimizada do que as existentes.

Ainda que a Samsung já tenha tentado desenvolver suas próprias CPUs no passado, os resultados foram considerados inferiores aos dos concorrentes.

A expectativa é que, se o desenvolvimento das CPUs da Samsung for bem-sucedido, a empresa possa utilizar seus próprios componentes já em 2027.

Além de reduzir ainda mais a dependência da ARM, a companhia pode ampliar a competitividade no mercado de dispositivos móveis e computadores.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos :)