Samsung anuncia o primeiro módulo de memória DRAM GDDR7 com largura de banda de 1,5 TB/s
#notícias
Nesta quarta-feira (19), a gigante sul-coreana Samsung confirmou que finalizou com sucesso o desenvolvimento de seu primeiro módulo de memória DRAM GDDR7.
Dentre as suas principais características estão uma taxa de transferência de 32 Gbps, uma interface de 16-gigabit e uma largura de banda de 1,5 TB/s. Nos próximos parágrafos eu dou mais detalhes sobre esse feito da Samsung.
O padrão GDDR7 é uma resposta direta à crescente demanda por maior eficiência energética e velocidade em aplicações gráficas avançadas, desde jogos até inteligência artificial e computação de alto desempenho (HPC).
Em comparação com o método Non Return to Zero (NRZ) usado em gerações anteriores, o PAM3 permite que 50% mais dados sejam transmitidos no mesmo ciclo de sinalização.
Além do desempenho bruto, a Samsung também se concentrou em melhorar a eficiência energética. O padrão GDDR7 promete uma melhoria de 20% no uso de energia em comparação com o GDDR6.
Para melhorar a eficiência energética, a Samsung implementou um composto de moldagem epóxi (EMC) com alta condutividade térmica. Esta inovação reduz a resistência térmica em impressionantes 70% em comparação com a GDDR6.
O mercado está ansioso para ver essa nova memória em ação. Com a promessa de ser instalada em sistemas de próxima geração ainda este ano, a indústria de GPUs já está se preparando para empregar os novos chips de memória.