Nesta terça-feira (22/07) começaram as emissões do novo RG único. Infelizmente, porém, o novo documento de identificação não será emitido no Brasil todo.
Neste primeiro momento, apenas o Rio Grande do Sul está realizando as emissões da nova carteira de identidade nacional. Ela usa o CPF (Cadastro Nacional de Pessoas Físicas) como único número, além de ter um QR Code que facilita muito as coisas.
O novo RG único com QR Code foi autorizado pelo Governo no final de fevereiro desse ano. O nome oficial do documento é Carteira de Identidade Nacional (CIN). A validade do documento é de 10 anos para pessoas com até 60 anos.
Outro ponto positivo deste novo documento de identificação é que ele poderá ser usado no exterior. Ele exibe um código padrão internacional chamado de MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina).
Trata-se do mesmo código que aparece nos passaportes. Porém, é preciso ficar atento. Neste primeiro momento de implementação, apenas os países do Mercosul vão aceitá-lo como documento de identificação válido.
O governo já até confirmou quais os próximos estados a receberem a novidade: Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná. E quanto aos outros estados? Nenhuma previsão até o momento.
Sendo assim, pessoas de outros estados vão ter que se contentar com o documento de identificação atual e padrão. Mas, enquanto isso, você pode acessar o site da Receita Federal e atualizar as informações do seu CPF.