Quase 20 milhões de brasileiros não possuem cobertura de internet banda larga

#notícias

Para muitas pessoas, internet banda larga é tão comum e básica quanto água encanada e energia elétrica.

No entanto, acredite você ou não, no Brasil ainda existem cerca de 20 milhões de pessoas que não contam com esse tipo de serviço em suas casas.

O levantamento foi feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A pesquisa foi feita com o objetivo de saber a cobertura e a qualidade da internet banda larga no Brasil.

Levar internet banda larga para todas essas pessoas traria uma série de vantagens para o país. Mas, ao mesmo tempo, traz também desafios enormes.

Se pelo menos 16 milhões dessas pessoas conseguissem acesso a internet banda larga, a taxa de cobertura populacional aumentaria 7%. O produto interno bruto do país aumentaria 2,4%.

No entanto, para que isso aconteça, é preciso fazer um investimento de cerca de US$ 9,5 bilhões! Isso mesmo, de dólares e não reais.

Segundo o estudo, será necessário um investimento de US$ 9,5 bilhões nos próximos 5 anos para conectar 15,8 milhões de pessoas. Dessa forma, 98,2% da população brasileira teria acesso a internet banda larga.

O documento emitido pelas duas entidades também deixa claro que a inclusão digital de tantos brasileiros é um desafio enorme. Para o sucesso da empreitada é preciso a colaboração das iniciativas públicas e privadas.

Com essa parceria é possível manter os custos operacionais tão baixos quanto possíveis para viabilizar o negócio.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos :)