Novo conector de 16 pinos já está sendo utilizado na RTX 4070 Founders Edition

#notícias

O caso de derretimento dos conectores de 16 pinos na geração RTX 40 suscitou uma revisão dessa nova padronagem de conexão, num trabalho conjunto envolvendo a NVIDIA e a PCI-SIG, consórcio que define as diretrizes do barramento PCI.

O novo conector, que também será adotado pelos parceiros da NVIDIA, foi batizado de 12V2x6 e possui várias melhorias destinadas a reduzir a chance de derretimento do conector. A primeira placa que já está utilizando testando o que deve ser aplicado na versão final do conector é a RTX 4070 Founders Edition.

Conforme observado pelo Igor’s Lab, os quatro pinos de conexão são mais curtos, o que força o usuário a conectar o cabo por completo. Confira abaixo a imagem que compara o conector da RTX 4070 Founders Edition com o da RTX 4080 Founders Edition.

Vale recordar que a investigação da NVIDIA concluiu que foi observado uma linha de desgaste na área do plugue, indicando que o cabo não foi totalmente inserido no conector de 16 pinos nos casos de derretimento. 

A empresa mencionou em novembro do ano passado que cerca 50 pessoas foram afetadas pelo derretimento do conector ao redor do mundo.

Uma empresa que chegou a apostar numa solução alternativa foi a MSI. Os pinos no conector não são da cor preta clássica, mas amarelo brilhante. 

Quando conectado corretamente, deve aparecer apenas a parte superior, com a área da cor preta. Uma indicação visual que o conector foi devidamente encaixado.

A MSI é um dos primeiros parceiros da NVIDIA que também já está adotando essa nova característica, de pinos mais curso. Além de placas de vídeo da série RTX 4070 Gaming X Trio, a empresa também já aderindo a nova conexão em fontes de alimentação, como a série  MAG GL 80 Plus Gold.

Além desse encurtamento nos pinos, o novo conector 12V2x6 servirá de base para o padrão ATX 3.1, e a potência limite será de 675W, 600W para o conector e 75W para o slot. 

No atual 12VHPWR, a potência máxima é de 600W, divido em 525W do conector e 75W do slot. O conector 12V-2×6 será certificado para um mínimo de 9,2 amps por pino e terá um identificador H++, enquanto o 12VHPWR é identificado como H+

A PCI-SIG também introduziu requisitos de design mais rígidos para design e qualidade de cabo para evitar problemas como o derretimento de plugues 12VHPWR. 

Este novo conector pode ser compatível com alguns conectores 12VHPWR, mas é importante notar que a versão 12V2x6 trará mudanças em termos de especificações.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos :)