#notícia
O Uber resolveu aumentar o preço das corridas em 6,5% como resposta aos aumentos nos valores de combustíveis no país e como uma forma de ajudar os motoristas parceiros a não terem prejuízos com toda essa situação.
Porém, a iniciativa não parece ser suficiente, de acordo com os próprios motoristas. A Frente de Apoio Nacional ao Motorista Autônomo (Fanma) divulgou uma nota onde criticam esse aumento de 6,5% no valor das corridas do aplicativo.
Segundo a Fanma, embora o valor das corridas vá aumentar para os passageiros, isso não significa que os motoristas vão receber mais. A organização vai de encontro com a decisão da empresa, revelando que o Uber “joga com os usuários e motoristas”.
Lembrando que, no e-mail enviado aos motoristas onde revelava o reajuste no preço das corridas, a Uber também afirmou que vai investir R$ 100 milhões no aplicativo aqui do Brasil para garantir promoções e descontos e, com isso, suavizar o impacto desse aumento para os passageiros
A Fanma criticou a iniciativa e explicou que mesmo com o reajuste, como os motoristas recebem valores que são flutuantes e não fixos, não existe nenhuma garantia de que eles verão um aumento em sua renda.
Em um trecho da nota, eles revelam que “Até dezembro de 2020, o motorista recebia por km rodado e tempo, e a partir de jan/2021 a Uber faz uma espécie de leilão na oferta das corridas Sendo impossível de o motorista ter uma previsibilidade de seus custos e ganhos, já que a mesma corrida pode ser ofertada por ‘x’ ou ‘xy’, dependendo de vários fatores”
Eles ainda compararam a iniciativa com a da concorrente 99, que aplicou o reajuste diretamente para os motoristas como uma forma de garantir que eles de fato possam receber mais para suprir esse aumento no valor do combustível.