Inteligência Artificial prevê câncer de mama com até 5 anos de antecedência

#notícias

Modelos de Inteligência Artificial podem se tornar em breve o principal aliado no combate ao câncer de mama.

Cientistas norte-americanos revelaram que algoritmos IA já conseguiram superar os modelos padrões para detecção precoce de tumores nas mamas, indicando seu surgimento até 5 anos antes dos primeiros sinais começarem a aparecer.

O estudo foi publicado na revista Radiology e revela detalhes de como ela é feita e qual a importância desse grande passo na medicina. Confira.

De acordo com o estudo, eles alimentaram os algoritmos de Inteligência Artificial com mamografias negativas para câncer de mama de mais de 13,6 mil mulheres. Isso aconteceu em 2016, e nenhuma delas tinha nenhum tipo de diagnóstico oncológico confirmado, nenhum sinal de que poderiam ter câncer de mama.

Elas foram acompanhadas durante cinco anos, até 2021. Nesse período, 4,5 mil dessas mulheres desenvolveram o câncer. E foi a partir desse material que a nova ferramenta de IA foi desenvolvida.

Mesmo com a capacidade de prever esse diagnóstico de câncer de mama com tanta antecedência, superando outros modelos disponíveis, a tecnologia ainda não foi capaz de fornecer dados suficiente para que os cientistas saibam de fato quais são as características que podem aumentar o risco de câncer no tecido mamário.

Para isso, ainda é preciso investir em mais estudos, porém a chance de uma descoberta tão precoce também é muito bem vinda.

A importância de ferramentas mais poderosas, principalmente utilizando Inteligência Artificial, se torna cada vez mais constatada. 

Durante essa pesquisa, os cientistas usaram 5 algoritmos de IA diferentes para prever o risco de câncer de mama, sendo que 3 deles já estão até disponíveis comercialmente, o que é uma boa notícia.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos :)