A Arm apresentou recentemente a ‘Immortalis-G715’, sua nova GPU. A empresa seguirá a concorrência com uma nova linha de GPUs projetada para smartphones premium que traz suporte para Ray-Tracing.
Embora isso ainda não seja explorado por jogos para dispositivos móveis, mais GPUs com suporte para ray-tracing estão surgindo. Portanto, é apenas uma questão de tempo até que surjam jogos para celular com gráficos semelhantes aos dos consoles.
A Immortalis-G715 é a primeira GPU da Arm a ter aceleração via hardware para ray tracing. A Mali-G710 do ano passado foi capaz de fazer isso via software, mas o suporte via hardware é o que realmente importa. Ele ocupa apenas 4% do núcleo do shader e melhora o desempenho em mais de 300%.
Os usuários podem esperar que o ray tracing alcance o segmento móvel nos próximos anos. Os primeiros chipsets com a Immortalis-G715 aparecerão no início de 2023.
A empresa também apresentou a GPU Mali-G715, bem como uma GPU Mali-G615. A principal diferença entre os dois é o número de núcleos. O G615 tem até seis, enquanto o G715 tem variantes com 7 a 9 núcleos. A Immortalis-G715 tem 10 ou mais núcleos.
Todas as três novas GPUs suportam Variable Rate Shading (VRS). Ele permite que os desenvolvedores de jogos digam à GPU onde concentrar seus esforços, renderizando as coisas em resolução máxima.
Quando feito corretamente, o jogo parece o mesmo para o jogador. No entanto, a taxa de quadros pode aumentar em até 40%. Isso pode reduzir significativamente o uso de bateria dos