Google completa 25 anos

#notícias

O mecanismo de busca mais popular do mundo acaba de fazer 25 anos de existência. O Google surgiu como um projeto de pesquisa de Larry Page e Sergey Brin quando eles ainda eram estudantes na Universidade de Stanford no final da década de 90 e logo tomou o mundo, se tornando um marco na história.

Nesta segunda feira (04), o buscador comemora 25 anos de conquistas, e nada melhor do que comemorar relembrando como o buscador nasceu, alguns pontos importantes e conquistas, além de relembrar doodles que homenagearam o Brasil.

Larry Page e Sergey Brin começaram a trabalhar no projeto em seus dormitórios da faculdade. 

Inicialmente eles conseguiram desenvolver um algoritmo focado em mecanismos de buscas que conseguia classificar os sites de acordo com o número de outros sites que eram vinculados a eles. Nessa época eles classificaram esse mecanismo como PageRank.

Logo eles descobriram que o PageRank era mais avançado e mais eficaz do que outros desenvolvidos na época com mesma finalidade, então acabou se tornando um mecanismo de busca muito popular justamente por isso.

Pouco depois ele mudou de nome, e o nome Google vem de um termo matemático, “googol”, que se refere ao número 1 seguido de 100 zeros. De acordo com os fundadores, a ideia do nome era passar essa ideia de organização de grandes quantidades de informações.

Logo o Google se tornou um sucesso, e até hoje ele é um gigante verdadeiro em seu segmento. 

Para se ter uma ideia, no mês passado o Google tinha uma participação no mercado de 92%. O concorrente mais próximo, que é o Bing da Microsoft, tinha apenas 3% de participação no mercado, enquanto o Yahoo teve um pouco mais de 1%. Ou seja, nem há concorrência.

E isso não é surpresa, porque ao longo dos anos o Google se tornou parte importante do uso da internet e até mesmo da rotina diária de muitas pessoas. É muito comum recorrer ao buscador quando existe dúvida sobre algo, ou para fazer pesquisas diversas.

Inclusive o nome Google se tornou um verbo em 2006, adicionado ao Dicionário Oxford, que se refere ao ato de buscar uma informação na internet, mesmo que use outro mecanismo de busca.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos :)