Golpe do Dia dos Pais é repassado via WhatsApp e promete saque de 50 reais

#notícias

Com o Dia dos Pais chegando, golpistas desenvolveram uma nova trapaça utilizando um banco como isca para roubar a chave Pix de vítimas.

Parabéns, você ganhou!” é a mensagem que aparece ao clicar em link falso de suposto banco, disseminado no WhatsApp, com oferta de resgate de R$50 em comemoração ao Dia dos Pais. Na página inicial, já é solicitado ao usuário que forneça sua chave PIX, sendo celular ou CPF, para que a transação seja realizada.

Ainda na interface do golpe, diversos comentários de redes sociais mostram elogios de usuários que realizaram preencheram o formulário e receberam o dinheiro. 

No entanto, trata-se de uma imagem falsificada com o objetivo de passar mais credibilidade ao golpe e fazer com que a vítima acredite no esquema até o final.

No passo seguinte, é solicitado que a vítima compartilhe o esquema com outros contatos para que ela receba o dinheiro ofertado e, caso não cumpra essa etapa, seu Pix será direcionado para outro usuário.

Assim que o link é enviado para diversos contatos, o esquema libera a próxima etapa que solicita a confirmação da chave Pix da vítima em troca do dinheiro. Apesar do link não pedir outros dados pessoais, a Kaspersky alerta que a chave Pix (que geralmente é o número de celular ou CPF), pode ser utilizada para golpes no WhatsApp

em que o cibercriminoso se passa pela vítima para solicitar dinheiro de amigos e familiares — ou até mesmo para criar bancos de dados de números de celulares que são vendidos em mercados paralelos.

Para evitar ser vítima de um golpe, a Kaspersky recomenda: Suspeite sempre de links recebidos por e-mails, SMSs ou mensagens de WhatsApp, principalmente quando o endereço parece suspeito ou estranho.

Sempre verifique o endereço do site para onde foi redirecionado, endereço do link e o e-mail do remetente para garantir que são genuínos antes de clicar, além de verificar se o nome do link na mensagem não aponta para outro hyperlink.

Verifique se a notícia é verdadeira acessando o site oficial da empresa ou organização — ou os perfis nas redes sociais. Se não tiver certeza de que o site é real e seguro, não insira informações pessoais. Use soluções de segurança confiáveis para ter uma proteção em tempo real para quaisquer tipos de ameaças.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos :)