Está cada vez mais caro adquirir smartphones premium
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No Brasil tudo custa mais caro. Especialmente no segmento de tecnologia. Quando falamos em smartphones premium, então, o Brasil é conhecido como um dos países a praticar os preços mais abusivos.
Mas, se serve de consolo, o preço médio dos smartphones top de linha está subindo em todo o mundo. Pelo menos é o que diz a empresa Counterpoint Research.
A empresa de pesquisa de mercado fez um levantamento e constatou que o preço médio dos smartphones premium aumentou no mercado global. Como smartphone premium, a empresa considerou todo aparelho com preço a partir de US$ 400.
Em relação ao segundo trimestre de 2021, o preço médio dos smartphones top de linha aumentou 8%. Assim, o valor médio dos celulares ficou em US$ 780 (cerca de R$ 4.100 na cotação de hoje).
O valor do preço médio dos smartphones premium aumentou pois, no segundo trimestre de 2022, houve um aumento na venda de celulares acima dos US$ 1.000.
Eles representaram 26% de todas as vendas de celulares top de linha entre os meses de abril e junho de 2022. Isso é mais de ¼ de todas as vendas no período!
O analista sênior da Counterpoint Research, Varun Mishra, que também é responsável pela pesquisa, disse que a chegada da internet 5G também está impulsionando a venda de smartphones mais caros
É interessante notar também que houve uma queda no número de vendas unitárias de smartphones. Mas a receita gerada por smartphones premium se manteve estável entre 2021 e 2022.
Apenas entre os smartphone top de linha, a Apple se mantém líder com folga. A dona do iPhone foi responsável por 57% das vendas de smartphones premium no segundo trimestre de 2022.
Já a Samsung aparece em segundo lugar, com 19% das vendas. O grande sucesso da Samsung foi o Galaxy S22, que foi o smartphone premium Android mais vendido pelo segundo trimestre consecutivo.
Tanto é que o segundo trimestre de 2022 registrou as vendas mais baixas desde 2012. Mesmo assim, a Vivo teve um aumento de 59% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.